Competências digitais que os professores devem possuir e qual o papel que as tecnologias digitais podem desempenhar.

Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem usar a tecnologia de forma efetiva, pois em um ambiente educacional qualificado, a tecnologia pode permitir que os alunos se tornem: usuários qualificados das tecnologias da informação; pessoas que buscam, analisam e avaliam a informação; solucionadores de problemas e tomadores de decisões; usuários criativos e efetivos de ferramentas de produtividade; comunicadores, colaboradores, editores e produtores; cidadãos informados, responsáveis e que oferecem contribuições.

Os professores na ativa precisam adquirir a competência que lhes permitirá proporcionar a seus alunos oportunidades de aprendizagem com apoio da tecnologia. Estar preparado para utilizar a tecnologia e saber como ela pode dar suporte ao aprendizado são habilidades necessárias no repertório de qualquer profissional docente. Os professores precisam estar preparados para ofertar autonomia a seus alunos com as vantagens que a tecnologia pode trazer. As escolas e as salas de aula, tanto presenciais quanto virtuais, devem ter professores equipados com recursos e habilidades em tecnologia que permitam realmente transmitir o conhecimento ao mesmo tempo que se incorporam conceitos e competências em TIC.
As simulações interativas em computação, os recursos educacionais digitais e abertos e as sofisticadas ferramentas de levantamento de dados e análise são apenas alguns dos recursos que permitem aos professores oportunidades antes inimagináveis para o entendimento conceitual. As práticas educacionais tradicionais já não oferecem aos futuros professores todas as habilidades necessárias para capacitar os alunos a sobreviverem no atual mercado de trabalho.

 

Consequentemente, é essencial que todos os professores estejam preparados oferecer as competencias digitais aos seus alunso.Smile

 

file:///D:/Vany%20Documentos/ECO%20iMOOC/(2007)COSTA,F(AprendizagemComoCrit%C3%A9rio)CadernoSACAUSEF2.pdf

http://www.dtp.uem.br/rtpe/volumes/v14n1/07.pdf



Comentários

  • Paulo teixeira de sousa há 1688 dias

    Olá Ivanilda, gostei de sua contribuição. Fez de forma clara um belo resumo do qual concordo e acrescento mais ainda....nos dias de hoje não basta o professor somente conhecer a disciplina...ele deve dominar os recursos tecnologóticos mas muito ainda deverá saber lidar com as questões sociais que envolve o seu aluno, deve virar um psicologo...um sociologo....um psicanalista...e por ai vai..hehehe