Competências digitais – o desafio do futuro

Os professores, como consequência do boom tecnológico e perante a evolução da sociedade em rede, deixaram de ser os possuidores do conhecimento para passarem a ser orientadores e facilitadores de quem procura esse mesmo conhecimento. Como tal, de modo a ser capaz de realizar o que lhe é esperado, é primordial que o professor paute a sua conduta por uma busca constante de atualização das suas competências digitais. 

Comentários

  • Ribães há 1631 dias

    Diria em acrescento de tão maxime pensamento, que os [bons] professores não são somente orientadores nem facilitadores [dentro dos contextos digitais] de procura de conhecimento mas sim de uma procura de Sabedoria [competitiva] que façam acrescentar valor ao enunciado das "coisas", bem com, sejam capazes de fazer de forma equilibrada e prudente todos os processos de transição entre as aprendizagens digitais e as ditas convencionais. Se não houver a existência deste mourejar, dificilmente poderemos entender aquilo que vem a seguir.

  • Margarida Pereira há 1631 dias

    Concordo com ambos. De facto, o professor tem de acompanhar os novos contextos e paradigmas educativos, cada vez mais tecnológicos. Para conseguir chegar ao aluno, tem de saber a "língua", logo tem de se atualizar e de aperfeiçoar as suas competências digitais.