Texto 1 e 2, comentário.

Comentário aos textos 1 e 2

 

As questões tratadas nos dois textos em análise são de importância capital para a sociedade da informação, que se vive atualmente. O acesso à informação, nomeadamente através da Internet, está tão acessível à população que dificilmente se pode ignorar e não utilizar.

Os textos alertam para a forma de recolher/aceder à informação, sublinhando a necessidade de um conhecimento prévio, de como se processam os meandros da informação, no seio da Internet, por parte dos utilizadores, de modo a tirarem o melhor proveito das suas pesquisas de informação. Apresentam um conjunto de autores envolvidos na avaliação de diversos recursos da “rede mundial”, com o objetivo de incrementar a qualidade da informação que circula livremente pela “Aldeia Global” e, deste modo, aumentar a fiabilidade dos recursos digitais.

No âmbito educativo, urge envolver os professores no mundo das TIC, para que os mesmos atuem como facilitadores às aprendizagens dos alunos, nas comunidades de aprendizagem virtuais. Os professores, mais do que transmitir conhecimentos aos alunos, devem sugerir os melhores locais onde circula informação fidedigna e a forma mais adequada de encontrá-los, através de diferentes pesquisas.

O processo educativo, nomeadamente no âmbito escolar, deve envolver as novas tecnologias nos diferentes níveis de ensino e ter particular atenção na qualificação/formação dos professores, permitindo o uso adequado das novas tecnologias e, consequentemente, uma aprendizagem significativa e colaborativa.

Urge criar estratégias que possibilitem gerir tanta informação, na rede global, de modo a que se consiga tirar o melhor proveito da mesma.

António Mordido