Sobre uma situação de plágio

Como professora e investigadora infelizmente é muito comum ser confrontada com situações de plágio. São muitas razões que nos levam a plagiar, a razão mais comum é muito bem exemplificada no vídeo.  A outra é a falta de informação e de educação cívica. Não sabemos exatamente como citar os textos ou não nos apercebemos da gravidade/consequência de não o fazermos.

 

Comentários

  • @na correi@ há 1804 dias

    Se é bem verdade que a preguiça e a falta de vontade intelectual bem como a consciente prevaricação por falta de padrões éticos podem ser estímulo para o plágio acredito vivamente que não são os principais motivos. As questões de falta de informação/formação e falta da cultura de prazer em criar, quero acreditar, são as motivações mais frequentes...

  • Eliane Ciolfi há 1803 dias

    Olá!

    Acredito que dois são os motivos principais: a falta de princípios, quando o indivíduo não se predispõe a pensar e criar seu próprio trabalho e também a falta de informação correta sobre essa questão. Muitos estudantes só vão ter consciência da gravidade do plágio quando ingressam na universidade, pelo menos é o que tenho presenciado em muitos lugares aqui no Brasil. Recentemente, é que algumas escolas, ainda em número pequeno, procuram ensinar e conscientizar seus alunos e profissionais sobre esse assunto.  Este é um tema que deveria ser discutido desde os anos iniciais.

    Abraços

    Eliane 

    #ecoimooc14, #ecoimooc14t1

  • Pedro Filipe Aguilar Brigas há 1802 dias

    Concordo consigo Sonia,

    Mas penso que o não saber como se faz ou porque se deve fazer referências aos trabalhos pesquisados e analisados é uma questão de preguiça. Esta, aliada ao facto de valores cívicos não serem devidamente transmitidos aos alunos pelos professores e, em grande parte, pelos PAIS ou quem de direito, faz com que o Plágio seja uma prática corrente e com potencial para crescer.

    Cumprimentos