Competências digitais do professor

Da leitura dos textos apreende-se que novas competências são requeridas do professor nesta era digital marcada pela quantidade e fragmentos de informações disponíveis na web. Para o desenvolvimento de tais competências é inadiável se distanciar do papel de transmissores de conhecimento (ele já está disponível na web) e reconhecer as mudanças ocorridas em relação ao modo como concebemos o conhecimento (Bartolomeu Pina, 2002), o que afeta o processo de ensino aprendizagem. É fundamental aprendermos a pesquisar, avaliar, interpretar, usar e partilhar o conhecimento acessado na web.

Comentários

  • Paulo teixeira de sousa há 1809 dias

    ecoimooc14,ecoimooc14t1 olá Leideana, realmente não temos como mais adiar..precisamos nos adaptar e recuperar o tempo perdido. Sobre compartilhamento segue algumas sites...

    abraços

    paulo

    1 – Google Drive

    Talvez um dos sites mais famosos para a hospedagem e compartilhamento de arquivos, o Google Drive é uma ferramenta intuitiva para compartilhar tudo o que você quiser com os seus amigos. Para isso, é necessário somente uma conta no Google.

    2 – Dropbox

    Dropbox é um site gratuito que oferece 2 GB de espaço para que usuários hospedem praticamente qualquer tipo de arquivo que eles precisarem. Além disso, o Dropbox fornece um caminho para que a pessoa possa compartilhar esse arquivo com quem quiser, além de ter um aplicativo para smartphones e tablets.

    3 – Box

    Com 10 GB gratuitos para os usuários cadastrados, o site Box é uma ótima opção para quem precisa compartilhar arquivos grandes para um grupo grande de pessoas.

    4 – Microsoft OneDrive

    O serviço de nuvem da Microsoft, o Microsoft OneDrive permite que o usuário acesse de qualquer dispositivo a sua conta e consiga acessar, compartilhar e armazenar os documentos importantes em um espaço de 7 GB.

    5 – DropSend

    Não quer depender de nenhum software para compartilhar seus arquivos? Conheça o DropSend, site que permite que você ponha todos os documentos, fotos, vídeos, músicas, imagens, etc., sem precisar instalar nada.

    6 – Apple iCloud

    Para os usuários do sistema iOS ou Mac, o serviço da nuvem da Apple oferece 5 GB gratuitamente e, pagando pelo serviço, 50 GB. O diferencial do Apple iCloud é que ele permite um “stream” desses documentos, ou seja, a pessoa com quem você deseja compartilhar o arquivo pode visualizá-lo sem precisar fazer o download.

    7 – Firedrive

    Firedrive oferece 50 GB gratuitamente para que usuários possam armazenar e compartilhar qualquer arquivo que eles quiserem.

    8 – YouTube

    Poucos pensam no YouTube como uma plataforma para compartilhar conteúdo, e somente para assistir a vídeos. Entretanto, a melhor maneira de mostrar para os seus amigos um vídeo que você fez é o hospedando para o YouTube.

    9 – Adobe Sendnow

    Principalmente para as pessoas que desejam compartilhar documentos feitos na plataforma Adobe, oAdobe Sendnow facilita o processo de hospedagem e armazenamentos desses tipos de arquivos.

     



  • Ribães há 1809 dias

    Muito bem Paulo.

  • andrea.cesar.pedrosa@gmail.com há 1808 dias

    Voltar a ser aluno e aprender sobre as novas tecnologias! Isso é muito bom!