• Blogs
  • Daniela
  • Competências digitais dos professores e o papel das tecnologias digitais

Competências digitais dos professores e o papel das tecnologias digitais

Numa época caracterizada pelo rápido desenvolvimento tecnológico e consequente "onda" de informação é fundamental adquirirmos competências que nos permitam aprender a "viver" nesta cultura digital. 

As novas tecnologias estão enraizadas na nossa cultura, assim, devemos encará-las como formas de enriquecimento dos nossos processos de comunicação. Saber utilizá-las a favor da educação tem um impacto inequestionável no processo de aprendizagem dos alunos. 

Um dos grandes contributos que a escola poderá dar é preparar os alunos para os novos desafios: ensinar a gerir a informação e o conhecimento. Neste sentido, torna-se imperativo que o modelo de ensino (ainda muito) praticado nas nossas escolas seja repensado de forma a assistirmos a uma adaptação às novas tecnologias, sempre com a perspectiva vde que a sua utilização faz realmente sentido para a aprendizagem. 

Relativamente ao professor concretamente, este tem como principal função estimular a criação de conhecimento colaborativamente, a criatividade, espirito critico e reflexão dos seus alunos. 

Não há dúvidas que tanto os professores como os alunos devem estar preparados e formados para a utilização das tecnologias de forma producente, conseguindo tirar melhor partido das suas potencialidades. 


DB 

Comentários

  • Bruna Mazzer há 1836 dias

    Interessantes reflexões, Daniela! Wink

    Concordo principalmente com as considerações finais:

    "Não há dúvidas que tanto os professores como os alunos devem estar preparados e formados para a utilização das tecnologias de forma producente"

    Abraços

  • Helderalberto há 1836 dias

    Olá

    Estou de acordo com o que foi dito. Há muito caminho ainda a percorrer. A Educação, e a ética, é também uma questão de seriédade de honra e de orgulho.

    Se todos ajudarem um pouco, tudo melhora. Há que ter esperança.

    Abraços Laughing