• Blogs
  • CMaria
  • Plágio um mal antigo e atual combate para minorar

Plágio um mal antigo e atual combate para minorar

http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/12.pdf

Escolhi este texto por ter como fonte uma base de dados credível.

Comentários

  • CMaria há 1779 dias

    A leitura deste texto sobre a pesquisa da frequência de plágios entre alunos uni versitários, remete-mnos para uma realidade atual.

    No ensino secundário português não me parece, que os professores se debrucem muito sobre o plágio.Percebo que muitos alunos(sobretudo do 10º anos) limitam-se a copiar e colar textos que encontram na interet, assumindo esse discurso escrito como seu.A maioria não põe referências webgráficas, mas também julgo não serem informados sobre as incorreções imteletuais que fizeram.

    Dentro do ensino universitário português não conheço a realidade.Quero acreditar na maturidade dos alunos, creio que o plágio não será tão vulgar como no secundário.

    Entre as competências digitais do professores do presente está o ensino da ética inteletual.Temos de ensinar aos alunos como bem utilizar o hipertexto.Os alunos podem procurar na internet vários textos(sobretudo artigos mais atuais), para solidificarem os seus conhecimentos adquiridos previamente.

    Não coneço nenhum estudo português semelhante a este, mas será interessante que em breve haja uma futura pesquisa do tema.

  • CMaria há 1779 dias

    O terceiro texto no mural de recursos é muito pertinente ao propor sete estratégias, para erradicar  a desonestidade do plágio entre os alunos.

    Acho mmuito interessante a referência;

    "práticas letivas para a tranformação do pensamento"