A Relevância dos Aspectos Abordados

Discutimos neste tema 1 a questão do plágio e as relações entre as novas tecnologias e educação, o papel do professor nos dias de hoje.

Considero estes aspectos de extrema relevância no cenário atual e gostei de ter tido a oportunidade de refletir e produzir conteúdos nestes sentidos. Acredito ser muito importante para aqueles envolvidos com educação pensar e trabalhar tais assuntos em suas instituições, bem como com seus colegas de trabalho e alunos.

A rede não é boa nem má em si mesma, tudo depende do uso que fazemos dela. Por isso, é essencial haver esclarecimentos e orientações referentes à sua utilização. Uma grande parcela da população tem acesso à internet e seus recursos, mas poucos são aqueles que tiveram o privilégio de serem ensinados a usá-la, para saberem filtrar seus conteúdos, compartilhar conhecimentos relevantes, ter condutas éticas e tirar os melhores proveitos desta tecnologia.

Acrescento, por fim, que também foi enriquecedor para minha formação poder ler as produções nos blogs de colegas e opinar. Alguns trouxeram contribuições interessantes que proporcionaram uma ampliação das minhas reflexões iniciais.


Imagem: http://www.somai.com.br/wp-content/uploads/2013/08/1-300x256.jpg

Comentários

  • andrea.cesar.pedrosa@gmail.com há 1828 dias

    Boa reflexão, Bruna! Precisamos aprender a separar o joio do trigo...Wink

    Abraço!

  • António Chimuzu há 1827 dias

    Olá Bruna

    O seu post lembra-me uma pequena incoerência na instituição onde trabalho: Recentemente foi anunciado que o conhecimento de Literacias Digitais para Educação deve ser um requisito (secundário) no processo de selecção de candidatos a professores, no entanto, alguém se esqueceu de colocar isso nos anúncios de emprego...

    Uma coisa é certa as novas tecnologias vieram para ficar e a única alternativa que temos é tentar estar actualizados sempre que possível. Por isso mesmo estou neste curso.

    Uma abraço

    António

    #ecoimooc14, #ecoimooc14t

     

  • Eliane Ciolfi há 1827 dias

    Olá, Bruna!

    Concordo com você! A questão é o uso que fazemos da internet e até que ponto as pessoas estão sendo orientadas para isso... É algo que me preocupa. Pouquíssimas instituições educacionais têm realmente investido em seus professores. O equipamento até chega na escola, mas e o desenvolvimento das competências, onde ficam?

    AbraçosSmile

    Eliane

    #ecoimooc14, #ecoimooc14t1

  • Hélder Pereira há 1826 dias

    Olá Bruna,

     

    Interessante reflexão!

    É fundamental para nós, profesores do Séc. XXI, termos em atenção todas as questões de pesquisa, seleção e partilha da informação que foram abordadas nesta semana e principalmente levá-las a cabo no nosso quotidiano e incutí-las nos nosso alunos.

    Até já

    #ecoimooc14t0