Considerações sobre o Plágio

O vídeo é fantástico!

Já estou pensando em usá-lo como ferramenta de conscientização (citando as fonte, é claro...rsrsrs)

Como trabalho com Educação Profissional no Brasil, nosso público alvo é bastante imaturo e não considera os riscos de exposição e comprometimento da imagem que um acadêmico "geralmente" leva em conta (se bem que percebemos também situações de plágio envolvendo profissionais com nível de formação acadêmica bastante elevado).

É comum verificar em nossos alunos a cópia na íntegra de conteúdos disponibilizado na web; e quando interpelados eles retrucam: - Mas não foi minha pesquisa? (!)

Então reforçamos a importância da produção autoral para a formação efetiva das competências necessárias para a vida profissional do mesmo: - Ao copiar, você não está construindo nada... Não é 'seu'.

Uma boa parte entende a importância de não plagiar, outros continuam com a prática, na tentativa que passe despercebido...

Enfim, é o trabalho do educador, muito semelhante ao semeador... É importante que o terreno também seja preparado.

Comentários

  • Lina Morgado há 1723 dias

    Olá @andreia seria bom alterar a sau idendidade no perfil pelo seu nome em vez do email. O que acha? #ecoimooc14t1

  • António Chimuzu há 1723 dias

    Olá Andréa

    Concordo com a Profa Lina no que respeita à sua identidade.

    A minha experiênia com os meus estudantes é ainda mais assustadora. Em metado dos casos descubro que eles nem têm consciência do que seja o plágio. Cansei-me de ter que investigar trabalho por trabalho para ver se foi plagiado de alguma forma. Agora simplesmente entramos num acordo símples na hora da entrega: se houveremv estígios de plágio o trabalho fica anulado e com nota 0. Sei que não parece muito justo mas ajudou alguns a procurarem saber "como não plagiar".

     

    Um abraço

    António #ecoimooc14, #ecoimooc14t

  • Leideana há 1722 dias

    Colega Andrea,

    Ao ver o vídeo, senti que ele cabe muito bem nas capacitações que tenho oportunidade de realizar mensalmente com docentes sobre produção de material didático. Nessas ocasiões, sempre enfatizo a importância da originalidade da obra a ser produzida, da preservação dos direitos de outros. O vídeo suscita reflexão e debate com chance de modificar comportamentos, trabalhando de forma lúdica conhecimento, habilidades e atitudes. Pretendo, também usar o material, preservados todos os direitos do autor, claro.

    Leideana Bacurau #ecoimooc14t0