Peixe grande sempre engole (plagia) o pequeno

Não só se plagiam trabalhos escritos; também ideias.  São fáceis de copiar e muito difíceis de provar. 

No decurso de desenvolver uma ideia de investigação na minha área de interesse – a leitura no écran – tive de solicitar perante o Ministério do meu país, licença para contatar várias escolas e estudar a melhor forma de recolher os dados que precisava.  A funcionária pediu-me uns dias para estudar a proposta. Ao cabo desse tempo, me forneceu uma lista de observações quase todas referidas á imprecisão de uns termos usados no escrito, mas não esclarecia quanto à permissão requerida. Perguntei se me dariam uma autorização escrita ou contatariam eles diretamente as escolas mencionadas na proposta.  Nem uma coisa nem outra.  A funcionária explicou-me que ela estava participando num curso de pós-graduação e que ela mesma faria a investigação que propus.

Perante o nível na hierarquia da funcionária, não tive mais remédio que tragar as palavras que ficaram sem proferir na minha garganta.

Comentários

  • Sónia Abrantes há 1811 dias

    Passei por algo parecido, mas como a investigação que propus foi posta em prática por uma pessoa mal escolhida e não por mim, que concebi o tema, a mesma acabou por se perder no espaço e no tempo.

    Não é desejar o mal dos outros ou da investigação mas... Soube-me bem!

  • Maria Teresa Gomez há 1811 dias

    Ha, ha, ha.  Aqui na Venezuela dizemos "no es que me alegre, pero me entró un fresquito..."