Utilização de recursos disponíveis na Internet

Como educadora, penso que me devo manter a par das tendências tecnológicas, o que não implica que as domine. Estar consciente que na Internet acontecem muito mais relações do que na vida real tem-me mantido na realidade dos adolescentes com quem lido. Estas relações são do mais variado tipo, conforme o objetivo de quem faz o clic.

Falando apenas de busca pelo conhecimento, a pesquisa na Web tornou-se uma fonte inesgotável de informação. Questões como as que abordamos neste módulo, competências digitais que os professores devem possuir, o papel que as tecnologias digitais podem desempenhar e o plágio, são bastante pertinentes na medida em que nos ajudam a compreender qual a postura a ter perante tal velocidade e quantidade de transmissão de informações.

A postura passa por, e utilizando o que alguns colegas referiram, manter o espírito de aprendiz, ser professor consciente de que precisa de se atualizar com formação contínua, defender valores eticamente corretos para ser habitante da Web. Precisará de muito mais, mas isso vamos aprendendo com o tempo e com o avanço contínuo.

Comentários

  • João Henriques há 1825 dias

    Olá Sónia Smile

    Concordo consigo, o professor precisa de atualizar constantemente as suas competências digitais. O ciclo de vida do conhecimento relativamente às novas tecnologias é efémero e o professor, para poder acompanhar os seus alunos, têm de se manter sempre atualizado. É um processo que o deve  acompanhar ao longo da vida.

    e-cumps

     

    João Henriques

     

    #ecoimooc14t1, #ecoimooc14