O professor da era digital

 A leitura  e interpretação de diferentes videos e textos apresentados neste tema, trouxeram para mim uma nova reflexão em relação ao papel do professor seja onde for. A concepção tradicional do papel do professor, vai sofrendo cada vez mais transformações criando desde já novos desafios para a actividade do professor.

Factores  relacionados com o desenvolvimento tecnológico, novas exigências do mercado de emprego entre outros, são responsáveis pela criação do novo paradigma na educação, isto é aplicação de novos meios para materialização do processo educativo modernizado ( educação a distância) que surge pela necessidade de criar uma educação flexivel para todos.

É neste âmbito que é imposto o novo desafio na  operacionalização do ensino a distância  ao professor bem como ao próprio aluno. Sendo esta, uma educação levada a cabo por meios electrónicos, instrumentos totalmente digitais, chama a necessidade do desenvolvimento de competências compativeis  com esta necessidade aos professores e alunos.  É necesário que os professores estajam preparados para trabalhar na classificação, avaliação,  filtrar, recomendação  dos materiais  (conteúdos) patentes nas  redes da internet bem como instruir aos alunos para os modos do uso dos próprios conteúdos. O acompanhamento da incessata evolução tecnológica, é um impulso necessário para os intervenientes deste regime do ensino uma vez que é a partir destas ferramentas que vão melhorando cada vez mais a funcionalidade e condicionando mais facilidades no processo do ensino e aprendizagem.  É tarefa do professor realizar  estas  dinâmicas todas sem parar.

 

Comentários

  • Antonio Silva há 1773 dias

    Os professores devem ser parceiros na concepção e conduta das actividades  com TE e não meros espectadores e executadores de tarefas. O importante é que o professor se sinta como uma peça participativa do processo.

  • Cristine há 1773 dias

    Fico pensando que adquirir conhecimento em um mundo hiperconectado não é mais tanto no sentido enciclopédico (de saber muito um conteúdo) mas de se saber acessar o "bom conteúdo" no tempo certo e para a necessidade exata #ecoimooc14t1