Ensinar com as TIC, não para as TIC

Testemunho muito importante de um participante do estudo Competências TIC (GEPE 2009):  "o perfil do formador não devia restringir-se ao conhecimento das TIC mas deveria assentar num perfil mais exigente que viabilizasse a aprendizagem das TIC no quadro da sua aplicação a uma determinada área disciplinar do currículo."  Na minha opinião estas palavras salientam a importancia de ensinar com as TIC e não ensinar para as TIC, como parece ser o alvo de muchos professores "new tech".

Comentários

  • Artur Coelho há 1777 dias

    por outro lado, se não tiveres uma noção elementar das ferramentas e do computador nunca vais conseguir ensinar com as tic. esquecemos muitas vezes esse lado de alfabetização elementar nas tic: conhecer o hardware, perceber os gui, compreender a lógica por detrás das abordagens a processos de trabalho utilizados pelos programas, saber realizar operações elementares. não é tão óbvio como parece. tive essa experiência quando comecei a dar aulas de tic e descobri que em todas as turmas que tinha só meia dúzia de alunos conseguia fazer algo tão simples como descompactar um pacote de ficheiros. algo óbvio e simples, mas inatingível. em parte, essa atitude que criticas dos professores new tech passa por aí. eu não posso esperar que os meus alunos façam multimédia, animação e 3D sem lhes ensinar os elementos básicos (yep, elementos básicos é redundância, eu sei...)

  • Maria Teresa Gomez há 1777 dias

    Sinto muito respeito pelos professores de TIC Artur; o seu trabalho além de não ser fácil, contribui significativamente ao processo educativo.   Não me referia a eles no meu comentário senão àqueles que ensinam unidades curriculares com apoio de TIC e dão mais importância aos produtos e uso de ferramentas digitais e aplicações e acabam perdendo de vista o objetivo pedagógico.

  • Ivanilda Nascimento Delgado Ramos há 1776 dias

    Maria, muitas vezes as pessoas não sabem distinguir as duas noções apresentadas por você, «importancia de ensinar com as TIC e não ensinar para as TIC». Muitas vezes não é por que querem, mas sim por náo saberem. Tem que haver a parte pedagogica, como ensinar, as vezes não basta dominar o assunto, tem que saber ensinar.Smile