Sociedade do conhecimento

Por TM há 1821 dias Comentários (4)

Atualmente a forma como processamos o conhecimento e pensamos resulta da influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tornando-nos criadores ativos e utilizadores do conhecimento que de acordo com Hargreaves (2003:33) “é um recurso flexível, fluído, sempre em expansão e em mudança.”
Vivendo numa sociedade do conhecimento:
“As economias baseadas no conhecimento são estimuladas e impelidas pela criatividade e pelo engenho. As escolas das sociedades do conhecimento têm de criar estas qualidades, caso contrário, os membros dessas sociedades e os seus países não de desenvolverão. (idem,idem:13)

Acessível a aprtir de :

Revista Paidéi@, Santos, v. 1, n. 2, dez. 2008 http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br

Comentários

  • Cristine há 1821 dias

    Este tipo de análise para mim é fundamental quando se deseja pensar nossos processos de educação na sociedade do conhecimento hiperconectado.

    Sinto um pouco falta de um interesse genúino nesta direção dos educadores, muitas vezes preocupados com o melhor uso das tecnologias em si.

    Como docente docente do campo da saúde coletiva minha preocupação se volta para os trabalhadores inseridos nos sistemas de saúde precários em termos de acesso a recuros web.

  • TM há 1821 dias

    Boa tarde, Cristine! Concordo! Estamos muito "preocupados com o melhor uso das tecnologias em si" e acrescentaria , se bem entendi, do que colocá-las ao serviços dos reais interessados/utentes. 

    Não há normalmente lugar para reflexões e, consequentemente, para reformulações. A este propósito cit de memória um segmento que registei de uma  conferência a que tive oportunidade de assistir a 6 de junho de 2013, em Lisboa, no Instituto da Educação  em que se enfatizava o facto de as representações da escolas se situarem cronologicamente no século XIX, apesar de proclamarmos  uma escola do e para  o século XXI. 

    [] TM

  • Simões há 1819 dias

    Diz-se que vivemos na Sociedade do Conhecimento. Todavia, é preciso que façamos a diferença entre «muita informação» e Conhecimento.

  • TM há 1818 dias

    Bom dia, Simões! Wink

    Certo! Concordo! Muito do que nós apelidamos de conhecimento é pura informação. Penso que esta última se transforma em Conhecimento quando é traduzida para  experiências concretas de aprendizagem que nos fazem crescer! 

    Votos de um bom sábado! 

    [ ] TM