• Blogs
  • Simões
  • Ferramentas digitais no domínio da educação visual

Ferramentas digitais no domínio da educação visual

Exemplos de Ferramentas Digitais no domínio da educação visual. Ferramentas que resultaram de um trabalho de investigação na Universidade de Aveiro. Podem ser consultadas em:

http://nlstore.leya.com/asa/newsletters/ev/imagens/HTML/vFinal.html

http://nlstore.leya.com/asa/newsletters/ev/nl_ev.html

Estas ferramentas foram desenvolvidas inicialmente para Educação Visual e Tecnológica. No entanto, segundo o seu autor, podem ser utilizadas em disciplinas tão diversas como português, línguas estrangeiras, matemática...

Mas, é preciso ter presente que as ferramentas digitais em causa, ou quaisquer outras, por si só, nada fazem. O professor/educador terá de encontrar a maneira de as tornar potencialmente pedagógicas.

Por vezes, ou em grande parte das vezes, isso acarreta algumas dificuldades.

 

Comentários

  • Artur Coelho há 1801 dias

    o josé alberto rodrigues fez um trabalho excepcional a coligir estas ferramentas (dei-lhe uma pequena ajuda com o 3D). " O professor/educador terá de encontrar a maneira de as tornar potencialmente pedagógicas." malta, não compliquem. sigam o vosso instinto. se ficarem sentados a matutar na maneira de tornar potencialmente pedagógica uma ferramenta digital (whatever that means) a única coisa que vão conseguir é... cãibras musculares. arrisquem, levem para a sala de aula. falhou? excelente, reflictam porquê. correu bem? melhor ainda. reflictam porquê. e afinem. se não não conseguem passar o dilema da galinha e do ovo. porque sim, há que saber qual a melhor utilização pedagógica de ferramentas digitais dentro do vosso contexto disciplinar. para isso é preciso usá-las. mas como estamos à espera da melhor utilização não as usamos, mas se não as usarmos não iremos conseguir perceber qual a melhor utilização... ok, estou a repetir-me. logout que estes finais de período não poupam ninguém.

  • Alice Maria Costa há 1800 dias

    Olá Simões Ganilho e Artur Coelho,

    Pelos comentários de Artur Coelho cheguei ao seu trabalho. E adorei! Usei um dos softwares o Creaza em meu artefato 1. Costumava usar outros softwares para a criação de mapas conceituais, por exemplo, o Freemap, Compendium entre outros, para a criação de HQs o Pixton, Turma da Mônica etc, para minhas apresentações o Prezi, o bom e velho Power Point, Slideshare, para áudio o Audacity, mas gostei de conhecer tantos outros.

    De fato Artur o negócio é experimentar, usar, reutilizar, remixar e sobretudo ousar e cocriar muitos REAs com nossos pares.

  • Alice Maria Costa há 1800 dias

    Ops... esqueci de usar as hastags #ecoimooc14, #ecoimooc14t1, #ecoimooc14t2

    Passem lá no meu blog e confiram Criação de Hipertextos: uma oficina para professores

    Ciberabraços,

  • Sónia Abrantes há 1800 dias

    Gostava de saber mais sobre o Hipertexto, como colocar em prática...

    Vou tentar ir descobrindo com o que partilham por aqui :)

    ecoimooc14t2