Plágio - como atuar?

O vídeo que nos foi proposto ver está muito bem concebido! Para além de apresentar a situação de modo criativo, é educativo e lembra quão grave é a procastinação...

  • Educar
  • Prevenir
  • Detetar
  • Castigar

Penso que devemos apostar no primeiro verbo - a educação será a sementeira de comportamentos; contudo, quando as más práticas estão instaladas, a deteção e punição terão importância...

Não vejo a educação como um meio de prevenção, mas esse efeito (prevenir comportamentos desadequados) como secundário, num processo maior, que implica muito trabalho da parte dos ensinantes. O reconhecimento das atitudes corretas perante o trabalho de outros e o valor dado à sua própria experiência e produção de trabalho, serão o caminho para comportamentos honestos e para a consolidação de valores a respeitar social e academicamente.

Como nos é dito no texto 3, a humilhação dos infratores pode ter peso - num meio em que já exista a cultura de respeito e honestidade e o plágio não seja aceite. Mas, será muito importante não incorrer em falsas acusações: um aluno/estudante indevidamente acusado de plágio pode desmotivar-se e deixar de investir no trabalho escolar ou académico!

- Já vos aconteceu acusar um aluno injustamente?

- Já foram acusados injustamente?