Competências digitais que os professores devem possuir

Atualmente na era digital, novas competências são requeridas decorrentes da multiplicidade de contextos e pela quantidade de informação disponível potencializada pelas TIC, nomeadamente a Internet. Sendo assim, novas possibilidades de utilização das TIC na educação também trazem novos desafios aos professores, pois torna-se necessário que seja feita uma reflexão sobre os critérios de utilização.  

Importa referir que  a mudança das práticas pedagógicas estão diretamente relacionadas com os professores e sua formação. Porém, vários são os desafios da formação dos professores para integração das TIC nas suas práticas pedagógicas, de entre eles: “o fato de o professor ser um “forasteiro” digital, a formação inicial e contínua inadequada, a cultura escolar desfavorável ao desenvolvimento de projetos que visam às mudanças no trabalho docente(Garcia, 2012, p. 8). 

Ressalta-se aqui as TIC como um meio e não como fim!!!

Comentários

  • Ana Paula Afonso há 1732 dias

    Olá Cláudia

    Concordo, sobretudo, com a ultima frase: as TIC como um meio e não como fim, o mesmo se aplicando a qualquer medium que já foi utilizado em contexto pedagógico.