Artefacto digital - 1
Cenário:
Um grupo de catequese, nesta época de Natal, está a programar uma visita a um presépio de uma cidade vizinha, para tal, achei conveniente que os elementos do grupo se envolvam numa dinâmica de aprendizagem e conhecimento, de aspetos diversos, e importantes para um melhor resultado da visita.
a) Conteúdos a explorar:
Serão criados uma sequência de desafios para utilização das novas tecnologias, com as quais os elementos do grupo vão adquirir conhecimentos e desenvolver competências:
- O grupo irá descobrir a origem da tradição do presépio.
- O grupo irá compreender o significado das diversas figuras e sue contexto sócio histórico.
- O grupo abordará os textos bíblicos representados no presépio, e seu enquadramento sociocultural e geográfico.
- O grupo construirá um espaço de partilha sobre este tema na web, utilizando ferramentas digitais para o efeito.
b) Competência a desenvolver
- Capacidade de questionamento e investigação
- Autonomia na aprendizagem
- Aprendizagem colaborativa
- Utilização de diversas ferramentas digitais
c) objetivos de aprendizagem
- Conhecimentos culturais e religiosos.
- Capacidade de utilização de ferramentas digitais, com as quais se proporciona uma melhor integração tecnológica.
- Desenvolver capacidades de partilha, interação, e controlo da informação recolhida e partilhada.
d) Ferramentas tecnológicas mobilizadas
- Motor de busca Google (ou outro) - Gmail - Wikipédia – Maps – YouTubo - O uso de blog – Blogger
e) Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas
São colocadas algumas questões de partida como por exemplo:
- Como surgiram os presépios?
- No que se baseiam? (Acontecimento, personagens, cultura, geografia…)
- Quem criou esta prática? Como tem evoluído ao longo dos anos?
- Que importância tem?
Utilizando o motor de busca, procurar através de palavras-chave elementos que permitam construir uma resposta para as questões formuladas.
A utilização da Wikipédia permitirá recolher muita informação sobre o assunto.
O Maps, vai permitir referenciar os locais enunciados nos textos bíblicos e outros, conseguindo referências significativas de localizações.
O YouTubo é uma ferramenta muito apelativa, e eficaz, que fornece muitas referências documentais importantes.
O Gmail, será o espaço de partilha privado entre os elementos do grupo para a troca das suas descobertas e das suas realizações pessoais para este trabalho, (ficheiros, fotos, comentários, links, etc).
As recolhas devem ser refletidas entre os elementos do grupo, e permitir a construção de um blogue, onde se podem partilhar descobertas, e informações sobre a viagem que se pretende realizar, documentando todos os aspetos.
Após a viagem efetuada, pode o grupo ainda neste mesmo espaço, partilhar fotos e outras recolhas interessantes que tenham conseguido, o que torna este trabalho interativo, e dinâmico.
Comentários
Olá Helder, gostei da proposta vai utilizar vários recursos e quanto mais sistematizados melhor para o aluno.
Parabéns,
Paulo
Obrigado pelo seu comentário amigo Paulo Teixeira.
Vamos lendo e fazendo o que se pode fazer.
Abraços e bom curso.
Hélder Alberto