Artefacto digital - 1

Artefacto digital - 1


Cenário:

Um grupo de catequese, nesta época de Natal, está a programar uma visita a um presépio de uma cidade vizinha, para tal, achei conveniente que os elementos do grupo se envolvam numa dinâmica de aprendizagem e conhecimento, de aspetos diversos, e importantes para um melhor resultado da visita.

 

a) Conteúdos a explorar:

Serão criados uma sequência de desafios para utilização das novas tecnologias, com as quais os elementos do grupo vão adquirir conhecimentos e desenvolver competências:

- O grupo irá descobrir a origem da tradição do presépio.

- O grupo irá compreender o significado das diversas figuras e sue contexto sócio histórico.

- O grupo abordará os textos bíblicos representados no presépio, e seu enquadramento sociocultural e geográfico.

- O grupo construirá um espaço de partilha sobre este tema na web, utilizando ferramentas digitais para o efeito.

b) Competência a desenvolver

- Capacidade de questionamento e investigação

- Autonomia na aprendizagem

- Aprendizagem colaborativa

- Utilização de diversas ferramentas digitais

 

c) objetivos de aprendizagem

- Conhecimentos culturais e religiosos.

- Capacidade de utilização de ferramentas digitais, com as quais se proporciona uma melhor integração tecnológica.

- Desenvolver capacidades de partilha, interação, e controlo da informação recolhida e partilhada.

d) Ferramentas tecnológicas mobilizadas

- Motor de busca Google (ou outro) - Gmail  - Wikipédia – Maps – YouTubo - O uso de blog – Blogger

 

e) Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas

São colocadas algumas questões de partida como por exemplo:

- Como surgiram os presépios?

- No que se baseiam? (Acontecimento, personagens, cultura, geografia…)

- Quem criou esta prática? Como tem evoluído ao longo dos anos?

- Que importância tem?

Utilizando o motor de busca, procurar através de palavras-chave elementos que permitam construir uma resposta para as questões formuladas.

A utilização da Wikipédia permitirá recolher muita informação sobre o assunto.

O Maps, vai permitir referenciar os locais enunciados nos textos bíblicos e outros, conseguindo referências significativas de localizações.

O YouTubo é uma ferramenta muito apelativa, e eficaz, que fornece muitas referências documentais importantes.

O Gmail, será o espaço de partilha privado entre os elementos do grupo para a troca das suas descobertas e das suas realizações pessoais para este trabalho, (ficheiros, fotos, comentários, links, etc).  

As recolhas devem ser refletidas entre os elementos do grupo, e permitir a construção de um blogue, onde se podem partilhar descobertas, e informações sobre a viagem que se pretende realizar, documentando todos os aspetos.

Após a viagem efetuada, pode o grupo ainda neste mesmo espaço, partilhar fotos e outras recolhas interessantes que tenham conseguido, o que torna este trabalho interativo, e dinâmico.

  

 

Comentários