Artefacto Digital 1

 #artefacto1,  #ecoimooc14t2

 

Proposta de trabalho: Através da utilização de ferramentas tecnológicas como aparelhos celulares, câmeras e a internet, os alunos serão motivados a registrar e a construir um registro de sua atividade cultural escolhida (capoeira, samba, frevo etc) ressaltando aspectos que considerar relevantes e interessantes. Este trabalho será desenvolvido pelos próprios alunos com orientação e supervisão do professor utilizando-se da tecnologia que o jovem utiliza no dia a dia como forma de entretenimento mas com o objetivo de contribuir com a construção do conhecimento. 

a) Conteúdos a explorar.

  • Patrimônio histórico cultural imaterial brasileiro
  • Reconhecimento de movimentos  relevantes à história do Brasil, oriundos da missigenação cultural afro-brasileira.
  • Registro e análise histórica de movimentos artísticos e folclóricos brasileiros como a capoeira, o samba e o frevo.

b) Competências a desenvolver nos alunos:

  • Comunicação através dos recursos audio-visuais.
  • Consciência de qualidade cultural
  • Planejamento e organização.

c) Objetivo da aprendizagem:

  • Levar o aluno a aprender e explorar suas heranças culturais através do estudo, da pesquisa, do registro e da divulgação de movimentos folclóricos e culturais da sociedade na qual está inserido.  

d) Ferramentas tecnológicas mobilizadas:

  • Câmeras de video
  • Máquinas fotográficas
  • Computadores
  • Data-Show
  • Equipamento de som.

e) Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas:

  • Os alunos utilizarão das ferramentas tecnológicas que já possuem, como câmeras ( podendo ser utilizadas as de aparelhos móveis) com a finalidade de registrar movimentos artístico-culturais, enfatizando os aspectos ou detalhes que julgar mais interessantes.
  • Com este material, realizarão pesquisas na internet e desenvolverão uma apresentação unindo fotos, audio e video, apresentando o movimento escolhido e o aspecto selecionado.

Comentários

  • Maria Teresa Gomez há 1733 dias

    Interessante! Consegue levar a aula à rua e a rua à aula.  Parabéns.

  • Ana Paula Afonso há 1732 dias

    Caro Thirso

    Acho a sua proposta muito interessante, sobretudo por abordar a questão da herança cultural dos povos, neste caso o brasileiro. Não podemos esquecer que a Capoeira é agora Património Cultural Imaterial da Humanidade. Laughing

    Já implementou este projeto?

    Paula Afonso

  • Thirso Junior há 1710 dias

    Já estou implementando, Ana Paula. Os alunos demonstram grande interesse neste tipo de atividade.