Artefacto 01

Segue minha proposta de trabalho para o ensino do tema SUSTENTABILIDADE a um grupo de alunos adolescentes.

 

Conteúdos a explorar:

sustentabilidade:  transporte, alimentação, arquitetura e urbanismo.

 

Competências a desenvolver: 

– Entender o conceito de sustentabilidade

- Desenvolver senso crítico a respeito do tema

- Refletir e discutir as relações do tema com sua vida pessoal

- Encontrar alternativas que promovam a sustentabilidade e propor formas de aplicação prática das mesmas

- Ampliar habilidades sociais através da interação com pares

- Argumentar, negociar e colaborar

- Ampliar conhecimento a respeito de recursos disponíveis na rede

 

Objetivos de Aprendizagem:

– Através de recursos disponíveis na web, aprender o que é sustentabilidade e como ela se faz presente em nosso cotidiano.

- Desenvolver atividades individuais e coletivas online, relacionando teoria e prática.

- Utilizar recursos variados da internet para a realização de cada atividade.

 

Ferramentas Tecnológicas mobilizadas:

Vídeos, Facebook, Blog, Prezi, Alice, Storybird, Zooburst, Google (para pesquisas)

 

Organização do curso e operacionalização das ferramentas tecnológicas:

O curso será dividido em 4 etapas, com duração de uma semana cada.

 

Etapa 1:

Todos os alunos devem participar do grupo do Facebook criado pelo professor para tal curso. A primeira semana é reservada para a ambientação e para as apresentações pessoais. Além disso, será disponibilizado pelo professor um vídeo introdutório ao tema:  https://www.youtube.com/watch?v=HAtJgPODRs4

É possível que os alunos tomem a inciativa de compartilhar no grupo outros links ou conteúdos pertinentes.

 

Etapa 2:

Atividade individual à Será solicitado que cada aluno reflita sobre uma possível situação onde o tema sustentabilidade esteja presente e elabore uma breve história (ou charge) ilustrando-a. Para tal atividade serão indicadas três ferramentas gratuitas online e cada aluno escolhe aquela que preferir:

http://www.alice.org/index.php

http://www.zooburst.com/

http://storybird.com/

Os próprios sites trazem explicações de como utilizar as ferramentas, mas, em caso de dificuldades, os alunos podem conversar entre si pelo Facebook ou até mesmo escrever mensagens diretamente para o professor. As produções devem ser disponibilizadas no grupo como link ou anexo. Os alunos serão estimulados a comentar as produções dos colegas.

 

Etapa 3:

Trabalho em pequenas equipes à Cada aluno escolherá um grupo para integrar, baseado no tema de sua preferência:

Sustentabilidade e o Transporte Público (assistir TED Talk: http://www.ted.com/talks/enrique_penalosa_why_buses_represent_democracy_in_action#t-92269)

Sustentabilidade e os Alimentos (assistir TED Talk: http://www.ted.com/talks/birke_baehr_what_s_wrong_with_our_food_system)

Sustentabilidade, Arquitetura e Urbanismo (assistir TED Talk: http://www.ted.com/talks/michael_pawlyn_using_nature_s_genius_in_architecture)

 

O número de alunos por equipe deve ser proporcional e eles devem produzir um texto sobre o tema e publicá-lo em seus blogs particulares (ao menos um de cada equipe deve publicar, não necessariamente todos). Cada equipe deve fazer uso de outras fontes de informação além dos vídeos fornecidos. Os links serão disponibilizados no grupo e os alunos serão estimulados a comentar nos blogs das outras equipes.

 

Etapa 4:

Trabalho com todo o grupo à Todos os alunos deverão trabalhar conjuntamente na elaboração de uma apresentação utilizando a ferramenta Prezi e que inclua:

- Definição de Sustentabilidade

- As vertentes trabalhadas (transporte, alimentação, arquitetura e urbanismo)

- Propostas sustentáveis para o cotidiano

- As histórias ou charges produzidas na Etapa 2 (organizadas como preferirem ao longo da apresentação)

 

A soma das avaliações de cada etapa definirá a nota final de cada aluno.

Comentários