Construção de um artefacto digital

Parte 2-Cenários de aprendizagem

                Este artefacto digital   destina-se a alunos do 5º ano de Ciências da Natureza, que tem dificuldades  de aprendizagem. O cenário de aprendizagem   é pensado em função de os alunos serem abrangidos  pelo Regime Educativo  Especial. No programa Educativo dos alunos constam como medidas educativas:

-apoio pedagógico personalizado a Ciências da Natureza;

-adequações curriculares individuais;

-condições especiais de avaliação.

                O artefacto 1 destina-se aos apoios individuais de cada aluno em Ciências da Natureza. Os   alunos que tem este apoio individual são três em turmas diferentes. Para reforçar   a inclusão digital destes alunos  vamos  usar algumas das  ferramentas digitais disponibilizadas neste módulo.

1.Conteúdo programático

                A importância da àgua na vida dos seres vivos:

  •  compreender  a importância da água  para os seres vivos;
  • compreender a importância da água para a atividade humana;

2.Objetivos de aprendizagem curriculares

  • indicar no globo terrestre  e texto escrito  a distribuição da água no planeta Terra;
  • compreender o ciclo hidrológico da água;
  • explicar por palavras suas disponibilidade de água doce na superfície da Terra;
  • compreender a Terra como um planeta especial: com água e com vida;
  • enumerar fontes de poluição e contaminação da água;
  • compreender a necessidade de preservação das águas para a sustentabilidade de vida.

3-Competências digitais a adquirir

  • familiarizar-se com alguma ferramentas digitais ;
  • pesquisar na web sobre um assunto;
  • compreender a  gravidade do plágio ao usar a web.

 

 

 

Aula 1 e 2-Aquisição de competências digitais básica e ambientação

Criação de uma conta no Google mail  para cada um dos alunos e outra para o professor colocar as informações  e recursos didáticos.

No seguinte endereço http://www.voki.com/mywebsite.php uma conta para o professor no Voki teacher, para os alunos verem a planificação das metérias dadas em cada sessão.

Será enviada para os encarregados de educação a informação para terem acesso a esta ferramenta, para assim poderem acompanhar os conteúdos de aprendizagem

Aula 3/4-Pesquisa com motores de busca  sobre a distribuição da água no planeta Terra.

O professor utilizará o motor de busca www.sapo.ptwww.google.pt e www.google.com  para poder explicar aos alunos que há motores de busca que acessam sites portugueses(sapo, goole.pt), sites brasileiros (www.google.com) que permite o acesso a sites escritos em português.

De acordo com a faixa etária dos alunos explicar que a pesquisa tem de ser de fonte fidedigna e credível e ensinar que o aluno que quando se consulta um site não se pode plagiar.

Para os alunos perceberem que copiar e colar é plágio, com a ajuda do professor tem de escrever um texto, onde tem como fonte de consulta os sites credíveis selecionados com o professor.

No final do trabalho o aluno aprenderá a pôr a webgrafia.

Aula 5-Ciclo hidrológico da água

O professor pede aos alunos verem como ele procede   à escolha de vídeos adequados no https://www.youtube.com/user/teachers.

Este procedimento por parte do professor é um meio de sensibilizar os alunos, que a informação retirada da  web  tem  de estar adequada à situação a que se destina.Os alunos irão ver que o professor seleciona vídeos científicos adequados ao 5º ano de escolaridade.

Aula 6- Disponibilidade de água doce na superfície da Terra

Com base na pesquisa da internet o professor  irá ensinar a construir um blog para o grupo.

A ferramenta digital a usar é www.blog.com e usar a conta do professor no gmail. 

O professor para auxílio usa o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=JTPC-7sk1B0.

Cada aluno escreverá uma página no blog colaborativo, e depois  cada aluno abrirá o seu blog pessoal.

 

 

Aula 7- Terra como um planeta especial: com água e com vida

Com auxílio do professor será feito um prezi coletivo sobre o tema.A ferramenta digital a usar é https://prezi.com/you.

Esta  ferramenta  parece-nos ser muito interessante para os alunos deste nível etário se procurarem posteriormente ferramentas digitais de  animação na Web.

Aula 8, 9,10- Fontes de poluição e contaminação da água e necessidade de preservação das águas para a sustentabilidade de vida

Com recurso à ferramenta http://pt.a.freewiki.in/index.php/P%C3%A1gina_principal, será construído um wiki coletivo.

Os alunos auxiliados pelo professor de pois  de pesquisar o tema na internet irão construindo o wiko.

Será ainda aconselhado aos alunos caso queiram fazer o seu próprio o wiki e em caso de dúvidas a consulta ao vídeo  https://www.youtube.com/watch?v=hjXZpm6ESDE.

Webgrafia:

 http://dge.mec.pt/metascurriculares/index.php?s=directorio&pid=22