Artefacto 1

 

Artefacto 1

Este artefacto também encontra disponível no link:

http://pt.slideshare.net/Eligonciolfi/artefacto-1-eliane-gonalves-ciolfi

1.Introdução

Esta proposta de trabalho tem como público alvo professores do Ensino Fundamental I – Ensino Básico de todo o Brasil, que possuem dificuldades em elaborar aulas interdisciplinares para seus alunos, utilizando as novas tecnologias, já que a interdisciplinaridade é um componente exigido no processo ensino-aprendizagem, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

2. Conteúdos a explorar

O tema a ser desenvolvido é: Como elaborar aulas interdisciplinares

- conceito de aula significativa e contextualizada;

- conceito de interdisciplinaridade;

- o que é uma aula interdisciplinar;

- características de uma aula interdisciplinar;

- vantagens de uma aula interdisciplinar;

- recursos tecnológicos disponíveis.

3. Competências a desenvolver

- Compreender o conceito de aula interdisciplinar.

- Identificar as características de uma aula interdisciplinar.

- Pesquisar, analisar, adaptar, aperfeiçoar os recursos já existentes para o planejamento e realização de uma aula interdisciplinar;

- Elaborar uma aula interdisciplinar;

- Fazer uso adequado dos recursos tecnológicos disponíveis;

- Comunicar-se e produzir colaborativamente.

4. Objetivos da aprendizagem:

- Selecionar e explorar ferramentas da tecnologia mais adequadas para utilização.

- Desenvolver atividades coletivas e individuais, visando ao planejamento de uma aula mais significativa e contextualizada.

- Pesquisar e compartilhar as ideias e produções.

5. Ferramentas tecnológicas mobilizadas: facebook, vídeos, google, email, textos e materiais informativos em formato digital, wikis, blogs e demais recursos que venham surgir na elaboração das aulas interdisciplinares.

6. Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas:

6.1. Tempo de duração / dedicação

40h distribuídas ao longo de 8 semanas.

6.2.Estratégias didáticas

Estratégias didáticas supletivas e generativas serão utilizadas.

  • Leitura de textos, charges.
  • Vídeos de apoio.
  • Indicação de sites interessantes e bibliografia.
  • Análise de aulas interdisciplinares.
  • Debates entre os participantes.
  • Email e mensagens do facebook para esclarecimento de dúvidas.
    • O início contará com maior nível de suporte do mediador e no decorrer das semanas haverá um gradual incentivo à autonomia e pesquisa por parte dos participantes.
    • Implantação: apresentar o planejamento de uma aula interdisciplinar.
    • Avaliação do resultado

 

Semana 1  - Apresentação

Nesta primeira semana ocorrerá a apresentação dos participantes numa comunidade privada do facebook, promovendo a interação. Também será apresentado o programa de trabalho e as orientações para seu bom aproveitamento. Os participantes publicam sua apresentação pessoal, anexando foto e colocando suas dificuldades na elaboração de aulas interdisciplinares e expectativas.

Semana 2 e 3– Conceitos básicos sobre o assunto

Nesta etapa, trabalharemos com alguns conceitos básicos sobre aula interdisciplinar, utilizando vídeos, textos digitais, imagens e pesquisas. Comentários, esclarecimentos, dúvidas serão debatidos no grupo.

Semana 4 – Análise de algumas aulas interdisciplinares e não interdisciplinares

Nesse momento, os participantes analisarão algumas aulas e discutirão as características, pontos positivos e negativos, o que poderiam aperfeiçoar.

Semana 5 a 7 – Elaboração de uma aula interdisciplinar

Nesta fase, os participantes deverão elaborar uma aula interdisciplinar e compartilhar com seus colegas.

Semana 8 – Avaliação do trabalho


Elaborado por Eliane Gonçalves Ciolfi

Comentários