Artefacto digital 1

Olá!

Podem visualizar a minha apresentação em http://linoit.com/users/celiamafalda/canvases/Compet%C3%AAncias%20digitais

A partir dela, serão encaminhados para outras ligações, tal como pretendo que os alunos façam. Como trabalho na equipa de uma biblioteca escolar, fiz este artefacto a pensar em aplicá-lo lá no trabalho de formação de utilizadores. No entanto, como sou professora de Português, também será possível aplicá-lo com alunos dos 2º ou 3º ciclos como sensibilização para uma oficina de escrita ou outros trabalhos. 

O guião de pesquisa de informação é baseado no modelo Big 6, que é um modelo de pesquisa de informação que consiste em seis passos a cumprir: 

http://big6.com/pages/about/getting

-started.php (pode ser adaptado até para trabalhar com crianças do 1º ciclo).

 

Espero que apreciem o meu artefacto e podem usá-lo se quiserem.

Feliz N@t@l !

Célia Mafalda Oliveira

Comentários

  • Sónia Teixeira da Silva há 1728 dias

    Olá, Célia.

    Gosto muito do trabalho e calculo que as crianças/jovens da tua escola sejam super literadas digitalmente, pois o número de ferramentas proposto é imenso!... - Infelizmente, tenho contatado com muitas que, apesar do gadget sempre na mão/na frente, apenas o usam (ainda Undecided) para jogar e para "falar"...

    Gostei da interligação, embora alguns entraves me surgissem, por (ainda Innocent) resistir a registar-me no facebook...

    Podes explicar isso do Big 6? É que o link não dá acesso.

    ;) grata, Sónia

  • Célia Mafalda há 1727 dias

    Olá, Sónia!

    O Big 6 é um modelo de pesquisa de informação, que consiste em seis passos. Seguindo este modelo, o professor pode aplicá-lo de acordo com as características da sua turma e com as idades bem como do tipo de pesquisa que pretende. Há até quem o aplique em empresas.

    O professor elabora um guião de pesquisa (em papel ou em ferramenta digital) que o aluno deve utilizar para uma ida à biblioteca ou, simplesmente, para quando faz uma pesquisa em casa:

    1º O aluno precisa de identificar sobre o que é para investigar, o que precisa de saber (objetivos da pesquisa), quem o vai ajudar, onde pode encontrar a informação necessária, como vai apresentar o resultado da sua pesquisa, de que materiais ou novas tecnologias necessita, etc;

    2º O aluno pesquisa (pode ter a ajuda de profs., pais, etc.) em casa, na escola, etc (no tal guião, é orientado para sites fidedignos e/ou docs em suporte físico);

    3º O aluno usa a informação pesquisada, sem fazer plágio;

    4º O aluno trabalha a informação encontrada;

    5º O aluno elabora o seu trabalho;

    6º O aluno reflete sobre o trabalho feito (autoavaliação).

    Este modelo é muito utilizado pelos professores bibliotecários em Portugal, visto ser simples e pode ser adaptado. Para além disso, os alunos ficam com pistas para poderem, se necessário, principiarem uma pesquisa sozinhos.

    Podes consultar o site oficial: http://big6.com/