Histórias com todos

Aqui fica o artefacto digital 2 com vista a promover a aprendizagem colaborativa com ferramentas digitais:

Conceitos/noções

Para esta atividade em particular, os conceitos e noções estão ligados à Língua Portuguesa, mais especificamente a:

- Comunicação escrita

- Leitura e interpretação de textos

- Comunicação partilhada

- Criação de textos colaborativos

- Escrita criativa

Objetivos

Os objetivos gerais do Ensino Básico a atingir, referidos no respetivo Programa Curricular, são:

a) Assegurar uma formação geral comum (…) que (…) garanta a descoberta e o desenvolvimento dos seus interesses e aptidões, capacidade de raciocínio, memória, espírito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilidade estética, promovendo a realização individual em harmonia com os valores da solidariedade social;

h) Proporcionar aos alunos experiências que favoreçam a sua maturidade cívica e sócio-afectiva, criando neles atitudes e hábitos positivos de relação e cooperação, (…);

 

Do mesmo documento, pretende-se alcançar o objetivo geral de:

• Criar as condições para o desenvolvimento global e harmonioso da personalidade, mediante a descoberta progressiva de interesses, aptidões e capacidades que proporcionem uma formação pessoal, na sua dupla dimensão individual e social.

 

Os objetivos gerais relativamente à Língua Portuguesa do mesmo documento são:

3. Utilizar a Língua como instrumento de aprendizagem e de planificação de actividades (discussões, debates, leituras, notas, resumos, esquemas).

5. Experimentar percursos individuais ou em grupo que proporcionem o prazer da escrita.

6. Praticar a escrita como meio de desenvolver a compreensão na leitura.

7. Promover a divulgação dos escritos como meio de os enriquecer e de encontrar sentidos para a sua produção.

9. Aperfeiçoar a competência de escrita pela utilização de técnicas de auto e de heterocorrecção.

10. Utilizar a leitura com finalidades diversas (prazer e divertimento, fonte de informação, de aprendizagem e enriquecimento da Língua).

11. Apropriar-se do texto lido, recriando-o em diversas linguagens.

12. Desenvolver a competência de leitura relacionando os textos lidos com as suas experiências e conhecimento do mundo.

13. Utilizar diferentes recursos expressivos com uma determinada intenção comunicativa (dramatizações, banda desenhada, cartazes publicitários).

14. Descobrir aspectos fundamentais da estrutura e do funcionamento da Língua, a partir de situações de uso.

Estes objetivos são ambiciosos, mas a atividade será lançada e proposta de forma a ter continuidade ao longo do tempo, sendo desenvolvida consoante o ritmo do grupo que se vai constituindo. Ao ser no âmbito do Espaço Crescer, sem nenhuma obrigação temporal, é possível trabalhar estes objetivos que apenas são alcançáveis a longo prazo.

 

Estrutura da atividade

Sendo uma atividade de aprendizagem colaborativa, principalmente sendo em ambiente informal de aprendizagem, a estrutura da mesma é apenas desenhada por linhas orientadoras, sem limites temporais que são substituídos pelo alcance de objetivos do grupo de o levam a níveis seguintes da atividade.

A estrutura da atividade é então desenhada da seguinte forma:

Fase 1

Ambientação

Fase 2

Sugestões de leitura

Fase 3

Escolha do livro

Fase 4

Escrita do livro

Apresentação individual

Pesquisa de histórias online e interessantes

Sugestão de temas sobre os quais escrever

Partilha de histórias ou completar a história que vai sendo escrita

Partilha de expetativas

Partilha de leituras em diferentes formatos

Escolha do tema a trabalhar por consenso

Partilha de ilustrações feitas em suporte digital ou em papel

Convite a novos participantes

Leitura de livros partilhados manifestando preferência por número de “gostos”

Escolha do formato a apresentar por consenso

Compilação da história completa e ilustrações e produção de livro final

Reflexão individual e de grupo

Reflexão individual e de grupo

Reflexão individual e de grupo

Reflexão individual e de grupo

 

 

 

Ferramentas tecnológicas mobilizadas

A ferramenta a utilizar é a rede social Facebook através do link https://www.facebook.com/historiascomtodos.

Comentários