Artefacto 2

Este trabalho é articulado com o artefacto 1 realizado na atividade anterior e segue de exemplo de aplicação para uma aula. No entanto, neste artefacto acrescentei mais dois recursos educacionais abertos para além dos referidos no anterior: Wiki e Prezi.

Simula-se o seguinte: Seguido de uma ambientação online junto dos alunos em sala de aula, com um entendimento harmonioso e a aquisição dos comportamentos sociais (Silva, 2011, p.107), pretendeu-se, numa aula, que os alunos realizassem um trabalho de grupo sobre o conceito de eletricidade. O recurso digital seria ao critério do grupo, tal como por exemplo em googledocs, wiki, blog e/ou Prezi. É de notar que o objetivo é articular as competências especificas curriculares, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, com instrumentos com recursos às tecnologias da informação e da comunicação, TIC, e assim utilizar as suas potencialidades no processo de avaliação. Para a aquisição dos conteúdos, os alunos tiveram liberdade total para explorar na internet. O professor facilita o trabalho e intervém apenas quando solicitado. Deste modo, solicitou-se que os alunos realizassem o trabalho em grupo e assim o apresentassem oralmente aos restantes grupos. A formação dos grupos é definida pelos próprios alunos. Quanto à avaliação teve caracter formativo e foi utilizada para fornecer o feedback aos alunos, em que “os estudantes são conjuntamente responsáveis pelas suas aprendizagens” (Silva, 2011, p.113) e a “comunicação e a interação entre os alunos e entre os alunos e professores são assim determinantes neste processo de avaliação” (Dias & Oliveira, 2012 , p.5).

Esta atividade realizada em sala de aula verificou-se uma aprendizagem colaborativa pelo facto de ser um processo aberto com um papel ativo nos alunos. Ainda assim o professor foi o facilitador do processo e apenas interveio quando solicitado pelos alunos e ao nível da formação dos grupos esta foi flexível e informal.

 

Bibliografia:

CREB (2011). Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores - Secretaria Regional da Educação e Formação. Acedido a 8 de Dezembro de 2014 de: http://www.edu.azores.gov.pt/projectos/currregionaledubasica/Documents/Referencial%20CREB%20RAA.pdf

  

Dias, P. & Oliveira, I. (2012).Práticas de avaliação formativa em ambiente wiki Formative assessment practices in a wiki environment. Acedido a 26 de Dezembro de 2014 de:

http://d20uo2axdbh83k.cloudfront.net/20141220/0b49deeaa787d92c9e1249878adbdb36/Pr_ticas_de_avalia__o_formativa_em_ambiente_wiki.pdf

 Orientações Curriculares de Educação Tecnológica – 9º Ano (2003). Acedido a 8 de Dezembro de 2014 de:

http://metasdeaprendizagem.dge.mec.pt/wp-content/uploads/2010/09/Orientacao_curriculareET_9ano.pdf

Silva, S. (2011). Itinerários de @prendizagem Colaborativa-Cooperativa em Contexto Online.

Acedido a 26 de Dezembro de 2014 de: http://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1876/1/Sofia_TeseFinal.pdf

 

 

 

Comentários

  • António Mordido há 1620 dias

    Olá Sérgio! Parece interessante, mas gostava de ter acesso às ferramentas (Wiki, Prezi) onde tem este trabalho, aqui relatado.

    Cumprimentos,

    AM

    #ecoimooc14t3, artefacto2

  • Ivanilda Nascimento Delgado Ramos há 1620 dias

    Ola Sergio, 

    Muito bom a ideia de articulação entre o artefacto digital 1 e 2. Gostaria de ver o trabalho mas não vi o link de acesso.

    Cps Ivanilda Ramos

    #ecoimooc14t3, artefacto2

  • Welinton Baxto há 1468 dias

    OLá Sergio,

    Cooperando sobre artefato 2 [...] Usar a aprendizagem colaborativa exige que os membros do grupo tenham habilidades sociais para a construção de confiança dentro da equipe, comunicação clara e resolução de conflitos construtiva. O processamento do grupo inclui o monitoramento do trabalho de todos os membros para garantir a qualidade do trabalho, facilitar a interação social e garantir a interação recíproca, de modo que os membros do grupo possam colaborar de forma eficaz.