Artefacto 2: InstaDay

InstaDays

Actividade: registar a passagem do tempo. Tem como conceito base usar o instagram e redes sociais para espelhar o acto de criar, partilhando os resultados de registos fotográficos conscientes com grupos específicos, não alargáveis por considerações de segurança digital.

Passos: divisão da turma em grupos de trabalho. Cada grupo tem como tarefa registar o dia a dia de um elemento específico, fotografando-o todos os dias a diferentes horas. As fotos serão publicadas no Instagram com as etiquetas #InstaDay e #grupo_(número do grupo), elegendo um dos alunos como representante de grupo, e partilhadas através numa página específica do Facebook de acesso restrito aos alunos e respectivos encarregados de educação, caso o solicitem. No final do mês será pedido que cada grupo aceda ao serviço web Metagramme para criação da mescla das fotos diárias, gerando uma imagem compósita a partir das fotografias registadas

Regras: cada grupo terá de escolher um único local que irá fotografar diariamente a diferentes horas; é desencorajado o uso de filtros no instagram que transformem excessivamente a imagem, devendo a opção ser por filtros que melhorem o cromatismo e luminância; na criação de perfis em redes sociais os alunos têm fazer uso de aprendizagens prévias em TIC sobre regras de segurança na internet.

Materiais: telemóvel com wifi e câmara fotográfica
Serviços Web: email, Facebook, Instagram, Metagramme (https://metagram.me/).
Condicionantes: acesso wifi disponível; momentos da actividade que envolvam redes sociais só serão possíveis a partir das 13:30 devido às restrições de acesso impostas pelo ministério da educação sobre a rede Minedu.

Metas curriculares a atingir:
- Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos eletrónicos similares que processem dados.
- Explorar diferentes tipos de software.
- Criar uma apresentação multimédia original sobre uma temática decorrente do trabalho produzido no subdomínio “Produção e edição de documentos”, utilizando as funcionalidades elementares de uma ferramenta de edição e de produção de apresentações multimédia, instalada localmente ou disponível na Internet.
- Identificar diferentes ferramentas de comunicação, sabendo selecionar a(s) adequada(s) ao tipo de comunicação pretendida.
- Conhecer e utilizar o correio eletrónico em situações reais de realização de trabalhos práticos:
- Conhecer e adotar normas de conduta nas situações comunicacionais em linha:
- Participar em ambientes colaborativos na rede como estratégia de aprendizagem individual e como contributo para a aprendizagem dos outros, através da partilha de informação e conhecimento, usando plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem.
- Utilizar as redes sociais de forma segura e responsável para comunicar, partilhar e interagir.

Temporização: esta actividade decorrerá em paralelo com outras da estrutura curricular dos alunos. Prevê-se uma aula introdutória que explique o conceito, e dê tempo aos alunos de se agruparem, decidirem o que será o tema da foto diária, criar os perfis online necessários. No resto do mês far-se-ão apontamentos rápidos durante as aulas, e aproveitados tempos livres para comentário de fotos diárias no grupo de rede social. No final da actividade destaca-se uma aula para utilizar o Metagramme para gerar imagens compósitas, e procurar formas de divulgar os resultados.

Ramificações: As imagens diárias podem ser enviadas semanalmente por email para o professor, para arquivo. Estas poderão no final do projecto ser coligidas e tratadas como video timelapse (requer editor de vídeo), videomorphing (requer aplicação de geração de morphings) ou painel/panorama (requer editor de imagem).

 

Justificativo:
Esta é uma proposta de trabalho que procura:
- tirar partido do potencial colaborativo das redes sociais;
- consciencializar os alunos para regras elementares de segurança na internet;
- estimular dinâmicas de trabalho em grupo mediadas pela tecnologia;
- explorar as possibilidades criativas de aplicações específicas, comuns no dia a dia dos alunos.

Comentários