Qual o perfil do professor atual?

Olá colegas,

Este esquema parece-me transparecer o perfil que é exigido ao professor na atualidade.

Quais serão as competências básicas do professor atual?

Que perfil deve desenvolver?

Que postura face à aprendizagem?

 

Até já

 

Comentários

  • Josi Baioto há 1669 dias

    Multiprofissional...a sensação é de que se falta-lhe algum dos atributos mencionados não estará no target para a educação do século XXI...Isto pensando em educação competitiva. Mas prezo muito, e penso ser um diferencial, a criatividade para despertar no aprendente o desejo por descobrir algo que não traga-lhe afinidade. Exemplo: um professor de matemática despertar a paixão nos seus aprendizes, se não pelo gosto da matéria em si, pela forma que este a desenvolva... 

  • Hélder Pereira há 1669 dias

    Olá Josi,

     

    Completamente de acoro.

     

    Acredito que as competências digitais que o professor deve dominar vão precisamente ao encontro de tornar a aprendizagem mais dinâmica, interativa, mais participativa e centrada no aluno. Em suma, despertar o interesse nos alunos....ajustar a Educação aos novos alunos que temos...(re)chamá-los à aula!

     

  • Ana Toscano há 1667 dias

    É isso mesmo Josi e Helder,

    Contudo temos de confessar que nem sempre é uma tarefa fácil :D

    A diversidade cultural que encontramos numa sala de aula é enorme, e nem sempre se onsegue chegar a todos, por outro lado a tecnologia, para mim, é já como se fosse uma linguagem universal, utilizada no dia-à-dia de forma espontânea e intuitiva.

     

  • Hélder Pereira há 1667 dias

    Olá ana,

     

    Efetivamente nem sempre é fácil...daí ser tão importante a formação de professores e o devido acompanhamento pedagógico na integração destas novas práticas em contexto de sala de aula. 

    Bjinhos

  • Hélder Pereira há 1667 dias

    Os alunos não devem achar que, ao entrarem numa aula, estão a entrar num avião, no qual todos os dispositivos eletrónicos devem estar desligados, não! Vamos fazer-lhes entender que a sala de aula está aberta ao mundo e é o melhor lugar para eles se expressarem e se desenvolverem.

    Modelos pedagógicos ativos e interativos, que promovam a interação entre alunos e nos quais o professor é um elemento facilitador e instigador da aprendizagem.

    Aqui também são importantes os MOOCs, uma vez que oferecem um mar de oportunidades para a aprendizagem e democratizam o conhecimento.

    “O tempo, como o mundo, tem dois hemisférios: um superior e visível, que é o passado, outro inferior e invisível, que é o futuro. No meio de um e outro hemisfério ficam os horizontes do tempo, que são estes instantes do presente que imos vivendo, onde o passado se termina e o futuro começa” (Padre António Vieira, História do Futuro, 1718).

    Efetivamente é difícil prever o futuro, mas é necessário pensá-lo e colocá-lo em prática.

    Até já!

  • Hélder Pereira há 1667 dias

    À semelhança do referido por Koehler e Mishra (2008), deve ser integrado nessa formação de professores o  modelo de formação TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), que resulta da interseção de três diferentes domínios do conhecimento: domínio pedagógico, domínio técnico e domínio do conteúdo.

    ____

    • KOEHLER, M. & MISHRA, P. (2008). Introducing Technological Pedagogical Knowledge. In: ACCTE (Eds.), The handbook of technological pedagogical content knowledge for educators. New York:  AACTE, 2008. P. 3-30
  • Maria Emanuel Almeida há 1665 dias

    Parece-me que estamos a entrar numa era em que nem todoas as pessoas que pensam ter prefil para ser professores o podem ser. É um desafio que ultrapassa muito os conhecimentos adquiridos academicamente, pois precisa de formação tecnlógica atualizada continuamente. #ecoimooc15t0