Concordam?

Olá colegas, 

 

Eu concordo com Fagundes (2007, p. 14) ao afirmar que:
as tecnologias digitais estão realizando transformações profundas nos processos de aprendizagem e nas mudanças da escola. Reflete que o uso das tecnologias na educação propicia a interdisciplinaridade, uma organização heterárquica, estimula a participação cooperativa e solidária, promove a autonomia e a responsabilidade da autoria nos alunos.

E vocês?

___________

FAGUNDES, L. (2007). O professor deve tornar-se um construtor de inovações – entrevista Midiativa. 2007.

Comentários

  • @na correi@ há 1661 dias

    Eu concordo que isso deveria estar a acontecer... temo que nem sempre aconteça... é difícil transformar... a maior parte das vezes só transferimos... e usar tecnologias mantendo o mesmo formato de trabalho não vai permitir que essas transformações tão desejáveis ocorram.

    Não estará na altura de repensar currículos escolares e formação de professores? Não estará na altura de dar lugar a essas trasnformações profundas em vez de nos mantermos na superficialidade'

    Até já,

    @na

    #ecoimooc15t0

  • Isilda Sousa há 1661 dias

    Eu concordo plenamente com Fagundes:

    as tecnologias digitais estão realizando transformações profundas nos processos de aprendizagem e nas mudanças da escola. Reflete que o uso das tecnologias na educação propicia a interdisciplinaridade, uma organização heterárquica, estimula a participação cooperativa e solidária, promove a autonomia e a responsabilidade da autoria nos alunos.

    , e sim, acho que efetivamente as tecnologias digitais estão a efetivamente a realizar profundas transformações ao nível da aprendizagem e na qual está incluida a escola. Nomeadamente ao nível da forma de aquisição de conhecimentos e da qualidade destes. Contudo, julgo que o grande problema está em distinguir o que realmente é conhecimento relevante e o que não é mais do que mera informação, muitas vezes distorcida. 

    Partilho assim a minha visão, embora de forma muito sucinta!

    Isilda Sousa 

    #ecoimooc15t0

  • Ana Toscano há 1661 dias

    É isso mesmo Ana. Passar da ideia à prática por vezes nem sempre é fácil não é mesmo. Os esforços para que essa mudança se efetue deverá partir não só da comunidade educativa, como também da própria política educativa. Por vezes tenho a sensação que damos um passo em frente para recuarmos dois paços a trás... 

    Na realidade verificamos que na aprendizagem informal (que todos nós fazemos nem que seja para aprender a manusear um software) a partilha do conhecimento e a cooperação são notórias, contudo, quando passamos para um ambiente de sala de aula (de educação  formal) nem sempre isso se torna possivel.

    Continua muito enraizada a cultura da centralização do saber no professor. É esta a minha perceção, embora existam exceções há regra. 

    Depois temos o receio e por vezes até a inercia de evoluir por parte de alguns membros da comunidade educativa. Não basta ter a tecnologia ao dispor... tem de se investir na formação tal como dizes Ana. Por muito intuitivo e friendly que sejam os softwares disponibilizados, grande parte dos profissionais têm um certo receio e alguma descredibilidade da eficácia da implementação de algumas ferramentas na educação. Por outro lado, temos a falta de recursos tecológicos com que as escolas se debatem, que impossibilita um bom funcionamento das tecnicas educativas aliádas às tecnologias.

    Em suma, muitas questões a resolver, e estratégias a implementar para que consiguamos levar a cabo esta mudança urgente.

    Beijocas

    AnaToscano

  • Hélder Pereira há 1661 dias

    Olá colegas, 

     

    Muito interessante este debate de ideias...

    Efetivamente muito já tem sido feito, mas mais longo é ainda o caminho a percorrer... e os entraves da prática real muitas vezes atrasam o processo...

    Concordo que  está na altura de repensar currículos escolares e formação de professores, no sentido de se mesclar uma aprendizagem formal, informal e não formal, de se abrirem os muros da escola à sociedade em que vivemos e promovermos uma educação aliciante e motivadora para os nossos alunos. Aliás, disso deveria tratar a Educação, não?


    Até já!

  • Selma_Bessa há 1657 dias

    Olá pessoal, também concordo com todos vocês: "as tecnologias digitais estão realizando transformações profundas nos processos de aprendizagem e nas mudanças da escola!. Desde a inclusão digital do professor até a presença dos alunos com seus celulares e tablets dentro da sala de aula. A inserção das TIC na, emtodos os níveis, é fundamental por que estas técnicas já estão presentes na vida das crianças e jovens. E a escola não pode está diferente da sociedade em que ela é inserida.

    Embora diante de tantas desigualdades, nem todas as escolas e alunos têm acesso as tecnologias, por esse motivo a escola de um modo geral não está cumprindo efetivamente com sua missão de formar o cidadão e o indivíduo para o mundo atual.

    Abraços

    Selma Bessa