NEE

Que tipo de soluções utilizam com alunso com NEE's?

#ecoimooc15t0

Comentários

  • Ana Rodrigues há 1607 dias

    Há 4 anos tinha um aluno autista na sala que tinha obviamente muitos problemas no rendimento escolar e na própria relação com a turma. Não gostava de toque, nem da escola e tinha momentos de alguma violência e mesmo sendo a turma empática e afável, não era suficiente para um verdadeiro entrosamento. Nesse ano a turma teve pela primeira vez TIC e relacionado com a temática das tecnologias ao serviço da comunidade e das pessoas com necessidades especiais acabámos por trabalhar num projecto muito giro, que acabou por se debruçar muito sobre a importância dos jogos na aprendizagem. O aluno autista foi em sala de aula uma importante mais valia. Através de diversos jogos de computador conseguimos criar um laço entre este a a disciplina, entre este e a turma e entre a turma e ele. 

    A utilização do computador permite criar um ambiente não ameaçador e reduz o receio de fracasso perante o próprio e perante os outros. Possibilita o incremento da autoestima e da autoconfiança. Permite ainda a realização de trabalho colaborativo estimulando a interação social.

    Os jogos podem ser utilizados de forma autónoma, com ajuda, ou em parceria, aprendendo a esperar, a dar a vez e a executar uma atividade partilhada. Auxiliam a ultrapassar dificuldades na generalização de aprendizagens de atenção e motivação. O aluno foi associando a escola aos jogos, percebendo-a como um momento agradável e adquirindo comportamentos de entrosamento gradual com os colegas de turma e comigo! Pena é que a carga horária prevista para estas disciplinas seja tão pobre.. muito mais poderia ser feito na minha humilde opinião! 

    Este foi apenas um caso, mas há outros. ;)