Desenvolver "Skills" enquanto membro de uma sociedade em rede

Vivemos numa sociedade em rede, onde a transmissão e troca de informação é realizada de forma instantanea tendo como base a utilização da internet e dos equipamentos tecnológicos que nos permitem estar em contante ligação com o mundo virtual.

Para conseguir acompanhar esta evolução, há que ter em conta a aquisição de uma serie de capacidades/"skills" que nos permita acompanhar tamanho crescimento e alteração do conhecimento, que cada vez mais se constrói e altera de forma coletiva, através de inumeras ferramentas que a Web 2.0 nos oferece.

AnaToscano

Comentários

  • Carlos Seco há 1603 dias

    É a lei da evolução das espécies, ou nos atualizamos ou morremos. Deste ponto de vista como professores temos de saber estar sempre um passo à frente, e termos a capacidade de nos atualizarmos e sabermos criar os ambientes pedagógicos mais adequados às novas exigências do século XXI.

    #ecoimooc15t0 

  • Ana Rodrigues há 1602 dias

    A questão passa mesmo pelo que o colega Carlos Seco aborda quando diz "sabermos criar os ambientes pedagógicos mais adequados às novas exigências do século XXI". Não deixa de ser real como vivemos a ascenção da comunidade em rede e toda a gente quer fazer parte, quer ter o equipamento mais recente, fazer parte de todas as redes, estar por dentro das tendências e temáticas, mas na hora H existe ainda uma grande desconfiança em relação ao crédito a atribuir a alguém cuja formação é feita num regime e-learning por exemplo! Verdade ou mentira?

  • Ana Toscano há 1602 dias

    Concordo Ana Rodrigues. Ainda existe muito a ideia que a metodologia e-learning está ligada ao facilitismo, mas também já se verifica mudanças de opipnião sobre esta área. Ao contrário do que se possa pensar, o regime em e-learning mais exigente do que o ensino presencial. Nem todos conseguem aguentar o ritmo de uma aprendizagem em e-learning. É necessária muita disciplina, dedicação, auto-motivação, sentido de responsabilidade e uma certa matoridade para levar a cabo um curso neste regime.

    Mas o futuro está mesmo neste regime... contudo vejo-o mais dirigido ao ensino superior.

    Ana Toscano