A web 2.0 em sala de aula

A utilização das ferramentas da Web 2.0 no processo ensino e aprendizagem podem provocar alterações nas práticas de ensino e no modo como a aprendizagem é conseguida. 

Concordam?

 

 

Comentários

  • Carlos Seco há 1630 dias

    Claro que sim, é recorrendo aos meios naturais dos nativos digitais que podemos motivar os alunos no processo de aprendizagem, caso contrário o ensino torna-se aborreciso e desinteressante para eles.

    #ecoimooc15t0

  • Hélder Pereira há 1630 dias

    Olá Ana,

    Sem dúvida que a utilização das ferramentas da Web 2.0 no processo ensino e aprendizagem podem provocar alterações nas práticas de ensino e no modo como a aprendizagem é conseguida. Aliás, o processo de ensino tem mesmo de ser alterado...

    O modelo de ensino tradicional, de alento industrial, já não condiz com a sociedade em rede atual...logo...alterações profundas urgem...no sentido a "rechamarmos" os alunos para o processo de aprendizagem...cativá-lo...engajá-lo...e nisso a Web 2.0 dá-nos armas preciosas!!!

    O sistema deve deixar a visão centrada no professor...já não somos (e acho que nunca deveriamos ter sido) o ator principal... o ensino deve estar centrado no aluno...extendido para além da escola e mesclar a educação formal, informal e não formal... Acredito que aqui seja importante analisarmos os PLE's (personal learning environment) dos alunos para assim adptarmos a ajustarmos as nossas práticas...

    Até já...

     

    #ecoimooc15t0

  • Vanda Matos há 1630 dias

    ... e os alunos têm tempo?? Motivar os alunos com a utilização da web 2.0. também não é fácil.


    #ecoimooc15t0

  • Amélia Ferreira há 1630 dias

    Bem que gostava de já ter uma opinião formada sobre o assunto, mas para mim ainda é uma incógnita... Espero dominar em breve!!   #ecoimooc15t0

  • Nelson Ciriz há 1630 dias

    Sem sombra de dúvidas.

    Embora seja bastante questionável a aplicabilidade deste tipo de ferramentas em todas as disciplinas e sobre todos os conteúdos, a realidade que tenho constatado é que os alunos estão muito mais predispostos para se ligarem a uma plataforma de aprendizagem e construirem o seu próprio conhecimento do que através de manuais. Para além deste facto, as ferramentas web 2.0 libertam os utilizadores (alunos) do cumprimento de horários rigidos, possibilitando que estes acedam aos conteúdos quando têm mais disponibilidade o que se pode traduzir numa aprendizagem com mais exito. 

    #ecoimooc15t0

  • Ana Toscano há 1630 dias

    Helder e Carlos, 

    concordo em pleno com a visão de que a Web 2.0 nos oferece ferramentas poderosas como uma alternativa ao modelo do ensino tradicional. Contudo, existem ainda muitos fatores que dificultam a implementação de tais tecnicas em sala de aula. A conjuntura economica social em que vivemos, é um dos fatores. Nem todas as escolas estão preparadas para abarcar este tipo de tecnicas por falta de verba de investimento em recursos tecnológicos.

    Vanda, julgo que os alunos não se identificam com as metodologias que lhes são apresentadas em sala de aula, mas a verdade é que com a cultura de exame, que aponta para uma avaliação por objetivos e não por competencias, é um dos fatores impeditivos para a implementação de novas metodologias de sala de aula. Os próprios professores não têm margem de manobra para aplicar outras metodologias. Os curriculos são extensos e no final estamos a trabalhar para o mesmo - exmes nacionais. 

    Por outro lado, avaliação tradicional não atende as expectativas e necessidades da sociedade atual, sobretudo em função do surgimento e do desenvolvimento das tecnologias digitais. Avaliação tradicional procura quantificar, comparar o desempenho dos indivíduos, julgar, padronizar as  atividades e conceitos. Acredito que esta é outra área que deverá ser repensada. A avaliação deverá ser mais flexível, de modo a considerar o aluno na sua totalidade, considerando as diversas dimensões tendo como principal perspectiva o foco na dialogicidade, no desenvolvimento das competências e a utilização dos diversos instrumentos de avaliação do mundo virtual (foruns de discussão, e-portifolio, etc) em função da sua capacidade de dar ao estudante a oportunidade de avaliar todo o seu percurso formativo.

     

    vamos falando ;)

    AnaToscano