Como combater o insucesso escolar nas nossas escolas?

Tenho verificado ao longo dos últimos anos que os alunos se alheiam cada vez mais às atividades que são propostas na escola e tenho verificado um aumento do insucesso escolar.

Como poderemos alterar a situação de modo os alunos melhorem os seus comportamentos face à escola?

Comentários

  • Raquel Amaral há 1480 dias

    Boa Tarde Luís,

    Os comportamentos dos alunos são muitas vezes um resultado de um aumento do facilitismo a que se vão habituando. Muitas vezes os comportamentos desinteressados e comportamentos incorretos são derivados de um aumento do desacompanhamento dos Encarregados de Educação que vão deixando a educação dos filhos aos cargo da escola.

    Sei que nem sempre é assim, já dou aulas há 11 anos e também sinto uma regressão por parte dos alunos, mas nós professores temos que nos adaptar ao aluno e não o contrário. Além de professores temos que ser psicólogos, observadores, ouvintes, amigos, educadores e tudo mais que consigamos. O facilitismo não é solução, mas o autoritarismo também não.

  • Luís Simões há 1480 dias

    Olá Raquel

    Concordo plenamente consigo.

    O que se está a passar e desculpa a expressão é que estamos todos, alegremente, a contribuir para formar um país de diplomados e analfabetos!... Quantos de nós já não formos pressionados com o sucesso dos nossos jovens?

    #ecoimooc15t0

  • Amélia Ferreira há 1480 dias

    Concordo plenamente com o que foi dito!! Todos nós somos pressionados para passar o menino ou a menina, porque só os números contam e como dizem os nossos dirigentes reprovar que não faz absolutamente NADA ao longo do ano letivo fica muito caro... Gostava que os tivessem aos magotes a menosprezar o que dizemos, certos de que tudo vai correr bem no final (para eles, claro)...

  • Selma_Bessa há 1478 dias

    Olá pessoal,no combate ao insucesso da escola, faz-se necessário ações além da própria escola. No caso do analfabetismo em particular, deve-se unir as propostas de alfabetização das crianças e suas família. Exigir a participação da família na vida escolar dos filhos evidenciou o que já se sabia: muitos pais não conseguiam acompanhar a rotina escolar das crianças porque não haviam estudado. As escolas começaram, então, a criar projetos para trazer esses pais de volta ao ensino formal. Das palestras e rodas de conversa, surgiam a oferta de educação formal

     

     
     
  • Luís Simões há 1478 dias

    O insucesso escolar está também associado à indisciplina na sala de aula.

    Para combater o insucesso dos nossos alunos temos de começar por combater a indisciplina na sala de aula. Como? Não sei.

    Quem poderá dar uma ajuda?

    #ecoimooct0

  • Luís Simões há 1478 dias

    Há situações complicadas de indisciplina dentro e fora da sala de aula.

    Como combater a indisciplina?

    #ecoimooc15t0