A Escola e a Tecnologia

Numa altura em que tanto se fala do advento da tecnologia e da necessidade de se reformular a visão sobre o ensino, o conceito e os seus métodos, são várias as questões que se colocam... Em Portugal vivemos recentemento um grande investimento feito na modernização das escolas, na distribuição de equipamentos a crianças e adultos e início de um projecto de formação de acompanhamento.. 

No mesmo instante uma ideia que recebeu inclusivamente louvores internacionais, inicia com um pé uma caminhada rumo ao desenvolvimento e com o outro, como não poderia deixar de ser em Portugal, um recuo em direção ao facilitismo e deturpação do conceito original. 

Como agravante e apanágio das boas políticas nacionais, mudam-se os governos, mudam-se as vontades.. e o que temos mesmo? Onde estão os resultados dos milhões investidos? Para já vejo apenas.. escolas sub-aproveitadas, alunos com potencial e queixas da falta de respostas adequadas aos novos tempos, equipamentos a ganhar pó e a deteriorarem-se por falta de uso e professores no desemprego, numa escola ainda tão longe de que hoje poderia já ser..

E enquanto não se almeja algo maior... vivam os repositórios de informação!!!!

 

Comentários

  • Valter Andre Jonathan Osvaldo Abbeg há 1601 dias

    O uso de recursos tecnológicos na escola acompanha uma crença equivocada de que solucionará todos os problemas tanto de ensino quanto de aprendizagem. A tecnologia, os recursos, os materiais certamente possibilitam um impacto positivo no ambiente escolar, desde que utilizados adequadamente. Usar o recurso como mera ilustração, reduz sua potencialidade, mas ainda assim garante seu uso. Necessitamos uma mudança conceptual sobre os caminhos de educar.

  • Ana Rodrigues há 1601 dias

    Concordo plenamente Valter! E essa mudança prevê ainda um longo caminho a percorrer.. naturalmente que esta é uma questão que está inevitavelmente ligada à estruturas e politicas de educação

  • Antonia Almeida ESanto há 1600 dias

    Muito bem retratada a realidade... Laughing

    #ecoimooc15t0

  • Selma_Bessa há 1599 dias

    Olá pessoal, a transformação da educação, em longo tempo, é possível sim. É para isso que nós estamos nos dedicando e mobilizando a aprendizagem colaborativa no sentido de possibilitar a superação das fronteiras das salas de aula e escolas, ampliando a abrangência da educação por meio das redes.

     Fica a dica: Educação em Rede, https://www.youtube.com/watch?v=AJlP6aeR6Lo
     
    Abraços!
     
    Selma Bessa

     
  • Ana Rodrigues há 1599 dias

    Oi Selma!

    Eu também acredito que a transformação da educação é possível.. Aliás se assim não fosse acho que já teria desistido da educação e possivelmente não estaria aqui hoje a fazer esta formação, estaria quando muito a fazer qualquer outra que me possibilitasse redireccionar competências para uma outra área de trabalho, como infelizmente já tantos em Portugal vão fazendo!

    No entanto não deixa de ser um processo moroso e principalmente repleto de peripécias e injustiças!

    Para começar acho que vivemos uma época extremamente politizada e isso infelizmente acaba por inviabilizar projectos um pouco por todas as vertentes e não somente o ensino... E depois creio que é imperativo repensar a própria aplicação das tecnologias e concepção da informática enquanto ciência e àrea fundamental do ensino obrigatório, de uma vez por todas!

    Enquanto esta não passar de uma disciplina mais ou menos na moda consoante as verbas que num determinado ano existem, nunca será possível uma real e correcta estruturação da disciplina e consequente aplicação e aceitação das ferramentas tecnológicas ao serviço da educação e formação. Não vos parece? #ecoimooc15t0