As TIC na educação

Tal como em outras áreas do conhecimento, a tecnologia pode facilitar a comunicação e permitir avanços tendo um papel importante também na área da educação.

Na educação, apresenta um potencial relacionado com a integração de vários meios de comunicação (scripto, áudio e vídeo) proporcionando uma variedade de estímulos na utilização de recursos multimédia.

Tem sido realizado um investimento significativo nas escolas, que deve ser rentabilizado.

As tecnologias são, actualmente, uma realidade social muito difundida pela população escolar, pelo que é importante integrá-las nos processos de ensino-aprendizagem.

Comentários

  • Edilson Duarte dos Santos há 1677 dias

    António Manuel Madeira, perfeita tua colocação...!!! Importa que estas tecnologias digitais sejam utilizadas na Escola. E mais além: na Universidade. #ecoimooc15t0

  • Sérgio Leal há 1677 dias

    Para conseguir alcançar tal objetivo é fundamental a formação de professores.

    #ecoimooc15t0

  • Edilson Duarte dos Santos há 1677 dias

    Sérgio Leal, perfeito...!!! Urge uma formação inicial e continuada do professor mais atualizada; possibilitando espaços às tecnologias digitais. #ecoimooc15t0

  • Luís Simões há 1677 dias


    Do meu ponto de vista, nos últimos anos, a tecnologia foi amplamente implentada nas escolas sem formação prévia dos pontencias utilizadores. Foi muito dinheiro mal utilizado e com pouca rentabilidade. #ecoimooc15t0

  • Ana Paula há 1677 dias

    O que fazemos todos aqui, neste momento, neste curso, é procurar a nossa própria formação. #ecoimooc15t0

  • SilviaDarronqui há 1676 dias

    A formação dos professores é fator importante para a utilização pedagógica dos recursos multimídia em sala de aula.#ecoimooc15t0


  • António Manuel Madeira há 1676 dias

    Existe ainda relutância no uso das TIC na sala de aula. Esta situação prende-se com a falta de formação dos docentes e com a falta de clarificação de como as aplicações podem ser integradas no contexto da prática docente, pelo que é importante conhecer a perspectiva de como os docentes vêem o seu próprio papel na prática lectiva, atendendo a quatro metodologias identificadoras dessa prática: teoria da transmissão do conhecimento; teoria dos modelos de aprendizagem; teoria do ensino pela exploração; teoria do crescimento/desenvolvimento do aluno.

    Podemos dizer também que para utilizar meios tecnológicos na sala de aula não significa que basta introduzir os equipamentos tecnológicos no contexto educativo, mas é, isso sim, necessário um trabalho preparatório para adequar esses meios à prática pedagógica dos docentes e às características das actividades de aprendizagem a desenvolver na sala de aula.