• Blogs
  • Fatima_S.
  • A desumanização e as novas tecnologias da informação

A desumanização e as novas tecnologias da informação

A demonstração apresentada pelo vídeo é um alerta, para além de uma constatação, acerca do comportamento que as novas tecnologias da informação promovem na nossa sociedade. Quantos de nós já não sentiram que estavam a falar " para o boneco" quando tentavam conversar com um adolescente, ou mesmo um adulto, com um telemóvel na mão? Ou à frente de um computador?

A verdade é que o progresso das TIC tem sido tal e tão rápido, que, atualmente, há relações pessoais que nascem no meio virtual e mantêm-se nesse âmbito durante largos meses, e também sabemos que muitos casamentos se concretizam, tendo como base o conhecimento no meio das redes sociais.

Se, por um lado, é ótimo que possamos através destes maios falar,ver e "estar mais perto" dos nossos familiares que estão longe de nós fisicamente, por outro, assiste-se cada vez mais à descaracterização das relações humanas próximas, cara-a-cara, que são substituídas pelo teclado e imagens em computadores.

Há que saber encontrar o  equilíbrio, para que tal como o vídeo alerta, não nos tornemos superficiais e autómatos. Precisamos de tempo e sossego para pensar, consolidar ideias e relacioná-las.  Também precisamos de tempo e espaço para olharmos nos olhos os nosso pares, para os tocar, para os sertir! 

Seremos capazes de conseguir  esse meio termo? Certamente. Há que pensar. Wink

Bom trabalho! #ecoimooc15#ecoimooc15t1

Fátima Sousa

Comentários

  • marianaslteixeira há 1675 dias

    Concordo plenamente, hoje cada vez mais a interação face a face é susbtituida por uma interação mediada pelos meios de comunicação.

    Sem dúvida que a chave é o equílibrio. Ensinar a utilizar, pois não basta apenas utilizar por utilizar, é preciso utilizar com o objectivo de colher todos os benefícios das TIC.

    Gostei da imagem ;)

     

    Cumprimentos

  • Fatima_S. há 1674 dias

    Olá!

    Obrigada! Estamos em sintonia.Wink