Internet - Informações - Plágio

Utilizar os recursos da Internet exige dos professores competências para encontrar e selecionar as informações, conteúdos e recursos sobre o tema de interesse. O grande volume de informações da Internet dificulta as pesquisas se não forem observados critérios de busca e seleção:

Definir o tema a ser pesquisado

Verificar a crdibilidade dos sites pesquisados

Confrontar as informações

Analisar com senso crítico os conteúdos encontrados

Selecionar recursos multimídia sobre o tem pesquisado

Sintetizar as informaçõs encontradas

Respeitar os direitos autorais.

Cópia e plágio são problemas sobre os quais os professores precisam orientar os seus alunos desde a Educação Báscia. Orientar e conferir os trabalhos realizados pelos alunos.

Sobre a experiência com plágio, vivenciei ao orientar Trabalho de Conclusão de Curso, quando recebi a primeira versão na qual nenhuma palavra era de autoria do aluno. Foi tão grotesca que encontrei o conteúdo em vários sites, utilizando somente os buscadores (não sendo necessário nem o uso de software específico). Simplesmente devolvi com a observação de que a orientação seria sobre produção do autor e não de plágio.

Existe também o desenvolvimento de textos com ideias de autores nas quais não são referenciaadas as fontes. Estes exigem uma atenção maior na correção e orientação.

Direitos Autorais, Plágio, Licenças Abertas são temas que os professores precisam obter conhecimentos para melhorar as próprias pesquisas e a orientação dos trabalhos dos alunos.