Os recursos disponíveis na net e sua utilização

A internet fornece cada vez mais informação que é necessário tratar e selecionar antes de assimilar. Os professores devem adaptar-se a esta nova realidade e ensinar aos alunos as várias estratégias para procurarem a informação na internet, para a usarem e transmitirem em vez de lhes fornecer a informação já tratada. 

É essencial compreender como os utilizadores acedem aos recursos digitais, como pesquisam e como usam a informação adquirida.

É também essencial avaliar os recursos disponíveis, se a informação é fidedigna e pertinente. Avaliar cuidadosamente o material que nos é disponibilizado.

Comentários

  • Paulo teixeira de sousa há 1655 dias

    Oi Ana, vou palpitar no seu blog..hehehe

    Infelismente estamos nos movimentando, mas e as faculdades estão? Aqui pelo menos não estamos visualizando esta situação, na maioria das vezes com simples laboratórios de acesso a internet, mas muito pouco em laboratórios de desenvolvimento de tecnologias, uma pena. 

  • GildaAquino há 1654 dias

    Oi Ana,

    De acordo com Souza (2006), os avanços tecnológicos oferecem aos usuários de mídias em geral, várias ferramentas de comunicação disponibilizadas na Internet. Em alguns sistemas hospedados nesta rede, encontram-se ferramentas reunidas e organizadas em um único espaço virtual, visando oferecer ambiente interativo e adequado à transmissão da informação, desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento.

  • ismaelguedes há 1461 dias

     #ecoimooc3 e #ecoimooc3t1

    Não poderia estar mais de acordo com a Ana!

    Na seleção da informação, é essencial que os alunos conhecçam os mecanismos necessários para atestar a sua validade e pertinência. Aos meus alunos costumo sugerir 2 estratégias: coligir fontes (verificar se a mesma informação aparece idêntica em mais que um local); responder a algumas questões sobre a própria informação, pois ajuda a atestar a sua fidedignidade (quem é o autor? em que data foi publicada? há informação mais atual? o texto contèm erros ortográficos ou gramaticais?....)