A Educação e as Novas Tecnologias

A Educação e as Novas Tecnologias

Smile

Comentários

  • GildaAquino há 1627 dias

    Oi Alberto,

    Há vários anos o computador está sendo utilizado como ferramenta de apoio ao ensino. O uso da informática na educação é cada vez maior, pois proporciona um melhor desempenho dos professores em suas aulas e um melhor aprendizado dos alunos. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na EaD implica mudanças de comportamento dos professores, alunos e gestores.

  • Pedro Silva há 1627 dias

    As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a par dos meios de comunicação de massa, vieram colocar em causa o monopólio da escola na transmissão do saber e a natureza interativa destes recursos vieram conferir um papel mais ativo ao aluno. Como sabemos, a escola é uma instituição que por natureza não aceita bem a mudança e, talvez por arrasto, os professores também desconfiam das "modas". No entanto, não há volta a dar, as tecnologias vieram para ficar e mudaram a realidade escolar. 

  • Ana Rodrigues há 1626 dias

    Penso que o Pedro tocou num ponto essencial e que é apesar de todos nos referirmos diariamente à importância dos computadores e da tecnologia e das mudanças associadas à sua emergência, e de este não ser tão pouco um facto tão recente quanto isso, continua a ser rotulado de "moda" e como tal não se estruturam devidamente todos os processos associados .. Se as tecnologias vieram para ficar têm que estar devidamente enraízadas na nossa cultura educativa para que nos seja um processo cada vez mais natural e não continuemos daqui a mais dez anos a debater o mesmo problema associando-o a uma moda que afinal continua em cena...culpabilizando políticas, professores desconfiandos ou outros ..

  • Alberto Cardoso há 1625 dias

    Olá Gilda Aquino,

    Concordo plenamente. Quanto à afirmação do Pedro Silva já tenho algumas reservas. Eu faço uma distinção entre o saber (conhecimento) e a informação (em muitos casos não conhecimento). Daí eu considerar que o professor tem um papel importantíssimo na orientação e ajuda a priorizar o que é fundamental. Laughing