Plágio

O Plágio é  uma das infrações mais frequentes no ambito escolar na atualidade. Este fato deve-se principalmente ao excesso de informações disponiveis e a facilidade na obtenção destas informações.

O aluno busca facilidade, comodidade, não se importando muitas vezes se a aprendizagem ocorre efetivamente ou não. Para ele o que  importa, quando opta pelo plágio, é que a tarefa seja cumprida.

Em situações de plágio, acredito que o caminho seja a educação do individuo, sseguida da punição em caso de reincidencia.

Ja me deparei com inumeras situações de plágio, onde algumas vezes, talvez pela falta de experiência, a decisão tomada foi a punição. Porém a mesma nenhum efeito surtiu, pois o individuo continuou a persistir no erro.  Mais tarde, ja mais amadurecida, refleti e vi que a simples punição, sem a conscientização do individuo de nada adianta. è preciso conscientizar, omo mostra o video, para somente depois, caso seja necessário, aplicar as penalidades. #ecoimooc15t1

Comentários

  • Ana Ferreira há 1683 dias

    Concordo. Em vez de punir, mostrar que estão comentendo um crime e principalmente levá-los a colocarem-se na pele do outro, não deviam gostar de ver o seu trabalho ser apresentado como tendo sido feito por outra pessoa.

  • vera_vinhas há 1683 dias

    Acho que reeducar é importante, nos dias de hoje recorrer às ideias de outros autores é essencial, para comparar e reafirmar e confrontar ideias. Basta simplesmente referir os autores dessas ideias na bibliografia ou na webgrafia. Chamar atenção e educar neste sentido seria importante.