Tema 1

Olá colegas,

Conforme dito no espaço do fórum, aqui copiado e em alguns momentos remodelado,  a melhoria de competências vem da ação pautada na reflexão, esta  substanciada em teorias disponíveis. É um ciclo aspiral crescente, que como exemplo, quanto mais desconfortável mais conhecimentos e reflexões nos fazem desenvolver.  E por falar em desconforto, o IMOOC, com este número astronomico de entradas de informações me faz provar da incapacidade de   participar e interagir com tudo e com todos. Então neste âmbito um dos grandes desafios, não só meu, mas de todo o profissional da era digital: saber o que pode, o que deve e o que o tempo lhe permite conjugar.

A pergunta que fica é...vocês, enquanto profissionais docentes, já foram questionados como desenvolver a competência para melhor gestão do tempo? Existe alguma fórmula (do tipo positivista, racionalista) que conheçam e que seja funcional? Existe algum programa ou App que possa contribuir com o planejamento neste sentido? Ou ainda contamos, apenas,  com os hábitos de uma agenda, que embora digital, não tem tanto poder condicionante...

Vejamos o quanto serei "notada" neste ambiente plural, em que podemos lançar ótimas sementes, mas que pela (in)competência de saber comunicar deixamos nossa "energia" desperdiçada...

Contudo, um pouco de filosofia interior e pode contribuir com a perspectiva do conhecimento individual.

Agradeço o tempo disposto na  leitura, em especial a interação que possa vir a provocar e que faz sentir parte viva deste ambiente. 

Josi (josibaioto.uab@gmail.com)

P.s. Este post (meio maluco) tem uma pretensão...despertar para uma competência elementar do professor...Capacidade de empatia com seus  aprendizes, pois nos detalhes tocados pelo professor  a enorme diferença entre estimular e  (des)estimular e isto independe de uma ferramenta ou meio (neste caso a web)...depende sim de algo mais simples: ver no outro uma expectativa a ser alimentada.