Eu plageio, tu plageias

O exemplo de plágio muitas vezes vem do professor, que ao utilizar diagramas, esquemas, slides e até mesmo textos completos, em diversas situações não os referências de forma correta.

Vendo isso, os alunos aprendem que o plágio é coisa cotidiana, pois o professor também "pegou" aquela figura ou slides e nos apresentou como se fosse dele.

O exercício de referenciar corretamente as coisas (eu chamo esta ação de: "a Cesar o que é de Cesar"), faz com que os alunos passem a ver a referência como algo cotidiano.

É como entregar trabalhos, independente do período do curso, nas normas corretas. A prática torna o ato natural ;)

Comentários

  • Cristina Miguel há 1596 dias

    Boa Tarde,

    Concordo consigo. Há uns anos atrás fiz uma formação de Relações Interpessoais e os slides apresentados pela formadora eram de fato brutais. Nesta altura a Internet ainda não tinha o peso que tem hoje. Passado um mês (+/-), venho a descobrir na net que todo o material ''brutal'' da Professora mostrou naquela formação sem tivesse referenciado as fontes onde se baseou.

  • Ana Rodrigues há 1596 dias

    Indiscutivelmente esta situação continua a passar-se nos nossos dias, das escolas, aos artistas, das crianças aos escritores.. e penso que isto acaba por estar relacionado com o falar-se pouco sobre plágio, sobre direitos de autor, sobre possíveis consequências.. mas é facto também que pouco se ouve falar sobre exemplos prácticos de situações resultantes de plágio, pelo que quando o plágio não acontece por desconhecimento e ingenuidade acontece por total desinteresse pelas consequências daí resultantes..

    Quando um trabalho anulado, ou uma avaliação, não é suficientemente preocupante para um formando, como tornar esta uma causa mais próxima e real?!?! 

    #ecoimooc15,#ecoimooc15t1

  • Barrere há 1595 dias

    Ana Rodrigues,

     

    Tenho por costume tentar tematizar os trabalhos (relacionar aos aspectos da região onde moro ou fatos atuais) e também fazer avaliação por etapas de desenvolvimento do trabalho. Estas ações minimizam e facilitam detectar o plágio, antes da entrega final do trabalho (anular o trabalho).

     

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