Reflexão

Neste momento que chegamos ao final do tema 1, é altura de reflectir sobre o que foi lido e o que foi falado. Sem dúvida que este é um tema actual bastante pertinente e interessante. A internet é um poço sem fundo de conhecimento, de imagens, texto, vídeos, ferramentas, informações, boatos etc. 

É uma ferramenta de ligação ao mundo, ao que nos rodeia, aos outros e a nós próprios também, uma vez que hoje o Homem sente como parte da sua integração na sociedade a necessidade de estar actualizado no que concerne aos meios de comunicação. 

Contudo e como nos foi possível apreender com a vizualização dos videos e a leitura dos artigos, esta necessidade de integração digital acarreta consigo perigos e desvantagens. Caminhamos em direcção a sociedades em rede, em que a exclusão e a desigualdade social aumenta. Em que o analfabeto passa a ser aquele que não tem domínio sobre as TIC. Neste sentido, tornamo nos seres quase robóticos, distraídos, passivos, sem domínio do espirito critico e da opinião pública.

É imperioso que utilizemos a Internet com vista a progredirmos com ela e não a ficarmos retidos. Para isso temos de instruir as novas gerações, que cada vez mais iniciam a vida digital precocemente, a trabalhar e utilizar com sabedoria os conteúdos à sua disposição. Este tema tem bastante relevância no sentido em que encontramos hoje inúmeras situações preocupantes, desde o plágio, ao bullyng virtual, ao roubo de identidades, etc.

É tarefa do docente «criar» e «educar» os seus alunos com o objectivo de os capacitar como seres conscientes e autoconscientes do mundo que os rodeia e de si próprios, das suas capacidades, competências etc. Assim sendo estamos também a criar bons profissionais, dotados de ética e respeito pelas regras e normas. 

Estamos ainda a incentivar à criatividade, a incentivar à inovação.

O uso das TIC é fulcral na actualidade que vivemos, no entanto só um bom uso, será benéfico no futuro. 

Aproveito, neste sentido, para reiterar a importância deste tipo de formações e ferramentas que a Uab apresenta, pois está sem dúvida a contribuir para a aprendizagem e boa utilização das ferramentas da Internet.

ECOIMOOC15T1 = Semana bastante positiva!!☺

 

 

 

 

Comentários

  • Ana Toscano há 1676 dias

    Olá Mariana!

    Sem duvida que tem sido muito rica esta partilha de pontos de vista e reflexões que temos vindo a realizar.

    Ainda muito há por fazer... mas também sei que muito já foi feito. No meu ponto de vista julgo que é estritamente necessário que haja uma consciencialização para o uso correto e ético das tecnologias. Será que caminhamos em direção a uma sociedade em rede? Ou será que já estamos numa sociedade em rede?