• Blogs
  • Raquel Amaral
  • Comentário sobre a actual relevância de Pesquisar/Selecionar/Partilhar

Comentário sobre a actual relevância de Pesquisar/Selecionar/Partilhar

O fácil acesso à informação  e a cultura do copy paste têm levado ao facilitismo na realização de trabalhos e sobre a aquisição de conhecimento também. É essencial a educação sobre a informação digital, temos que saber separar a informação fidedigna e a não fiável que existe na Internet. Temos que saber criar os nossos contéudos, ou reutilizar os já existentes usando referências e fazer passsar esses ensinamentos aos nossos alunos para que consigamos ter alunos capazes de criar conhecimento, informação e utilizar a Internet com o seu máximo potêncial e não apenas como uma biblioteca de informação confusa. Temos ainda que usar a Internet sabiamente. Não devemos ser dependentes da web, das suas informações, das redes sociais sob pena de começarmos a ter apenas uma vida baseada no "virtual" fazendo depender dela a nossa vida "real".

Comentários

  • Amélia Ferreira há 1657 dias

    Concordo plenamente. Mas mais do que isso temos de saber fazer para poder passar essa informação da forma mais apelativa possível, pois sabemos quão fácil é fazer um copy paste e os nossos alunos não perceberam ainda por que razão não o devem fazer. Quantas e quantas vezes ouvimos dizer que o que interessa é estar feito...

    Continuação de bom trabalho, Raquel!!

    Amélia Ferreira    #ecoimooc15, #ecoimooc15t1

  • Ana Paula há 1657 dias

    A questão é que neste momento a informação está quase toda num espaço virtual. Os livros informativos facilmente ficam ultrapassados e incompletos e numa época em que se quer tudo muito rápido, a pesquisa em monografias além de não ser apelativa requer tempo e disponibilidade e um bom fundo documental. O professor, figura de referência para o aluno, tem que estar atualizado e ciente do exemplo que dá.

  • Rosana Amaro há 1657 dias

    Olá Colegas,

    Além das colocações apresentadas pela @Raquel Amaral é muito importante que o professor desenvolva competência para criar situações de aprendizagem compatíveis com a situação atual de modo a evitar o "facilitismo na realização de trabalhos", a exemplo prático é a atividade "resenha", antes da internet elaborar a resenha tinha outro sentido, atualmente o risco de "copy/cola" é maior, por isso acredito que propostas que exigem reflexão são mais adequadas.

    Rosana Amaro   #ecoimooc15, #ecoimooc15t1