Pesquisa na internet e fisica e química

Como docente de fisica e quimica li com maior atenção o texto disponibilizado sobre pesquisa na internet e o ensino da fisica e da química.

É realmente importante a amudança no ensino ao nível de o ensino não estar tão centrado nos conteúdos, mas orientar-se , também, para os contextos.

sem dúvida que uma aprendizagem contextualizada irá preparar melhor os nossos alunos como cidadãos, bem como estudantes mais completos (no caso de proseguimento de estudos) e igualmente enquanto profissionais, no caso de optarem por essa via.

Mas esta preparação é bastante complexa e exige meios, não só tecnológicos,mas também de tempo de preparação de materiais, que deverão ser o mais possível multidiciplinares, e de formação dos próprios docentes.

No âmbito da disciplina que leciono, física e química, sinto bastante a falta de um trabalho mais interdisciplinar e multidisciplinar. Era importante definir no inicio do ano letivo um projeto e respetiva contextualização e concretiza-lo ao longo do ano envolvendo conteúdos de diferentes áreas. Assim, achi que iriamos conseguir aprendizagens bem significativas.