Uma proposta

... mostrar desde cedo a diferença entre ser verdadeiro e ser falso de uma forma didática? Deixem-me esquematizar uma possível atividade. Obviamente inspirada na minha experiência com alunos do 2º ciclo em Português e História e Geografia de Portugal. Ocorreu-me enquanto visionava o vídeo 2 e me recordava do conto de Dickens. 

Pedimos aos alunos muitas tarefas curtas, tarefas que eles realizam ou copiam dos colegas que já as fizeram... nesse tipo de cópia para «desenrascar o TPC» que nos esquecemos de fazer em casa está uma das origens da dessensibilização moral e ética para a cópia de trabalhos mais extensos. Primeira parte da atividade é exterior à atividade em si: Não castigar os alunos que não fizeram trabalho de casa. Valorizar os que o fazem, certamente; mas procurar compreender os que se esqueceram sem os estigmatizar.

Solicitar a realização de dois textos de alguma extensão (uma página, meia página...) sobre um assunto em estudo. Um copiado, outro original. Ler ambos à turma. Inventar um esquema de pontuação para premiar os colegas que acertam no texto copiado e no original. Acrescentar as variantes que quiserem.

Parece-me que uma atividade deste género traria valor à produção própria: «Eu sou capaz de escrever um texto tão bom que os meus colegas pensam que é copiado». e um descrédito à cópia: «Não gostei de ser enganado por aquele texto do meu colega»

Se já conhecerem alguma atividade formalizada deste tipo, perdoem-me o plágio (não foi intencional). E partilhem. Critiquem. 

 

Comentários

  • giselacastro há 1647 dias

    Boa, Adelina,

    muito interessante a atividade que propões. Com uma atividade prática, como esta, o professor pode envolver os alunos num problema (o plágio/a cópia) e levá-los à perceção do erro que é copiar um trabalho.

    #ecoimooc15t1

  • Ilda Maria de Oliveira Costa Silvério há 1463 dias

    Eu encontrei esta proposta, que pertence a uma área a que chamo uma educação pelo sim, uma educação que pretende valorizar, estimulando todos a de certa forma utilizarem suas capacidades competitivas no desejo de melhorar. #ecoimooc3t0, #ecoimooc3, #ecoimooc3t1