Análise do tema 1

Atualmente, são apresentados aos docentes cada vez mais desafios... Os alunos cada vez mais desmotivados, a existência de uma grande instabilidade a nível da carreira, muitos docentes encontram-se deslocados de casa e diariamente fazem muitos quilómetros,...

Cada vez mais os docentes usam as tecnologias para motivar os alunos. À disposição dos docentes encontram-se inúmeras ferramentas mas para as usar corretamente é necessário, por vezes, despender tempo que não existe para que o docente se possa ambientar com a mesma. Inovar nem sempre é fácil poia os docentes quando estão menos à vontade com as tecnologias desmotivam ou perdem muitas horas para preparar uma atividade que demora apenas 10 minutos a ser apresentada aos alunos. Muitos docentes gostariam de frequentar mais ações de informação para melhorarem os seus conhecimentos especialmente a nível da informática e explorar mais as ferramentas digitais mas não há tempo para tudo…

Relativamente ao plágio, os docentes tentam combatê-lo mas nem sempre é possível detetar o plágio. O excesso de alunos é um dos fatores que contribui para que não seja possível uma análise exaustiva do trabalhos que eles elaboram. Será que as fraudes não impunes na nossa sociedade, não contribuem também para que o plágio continue a existir. Pelo que vemos, será que o crime não compensa?

Comentários

  • Fatima_S. há 1533 dias

    Esta sua abordagem ao tema é muito importante e atual.

    Os desafios sucedem-se, as exigências também, e a precariedade da classe docente é um fator interveniente e relevante nesta questão. inovar é muitas vezes difícil, não porque não se deseje fazê-lo, mas sim porque as circunstâncias são um obstáculo, como diz.

    Parabéns pelo seu contributo, Andrea! Smile

  • Ana Rodrigues há 1533 dias

    Esta é uma visão muito pertinente nos dias de hoje..

    O papel do professor está fragilizado como nunca e, quer se admita quer não, também tem influência neste aspecto que a Andrea menciona e em tantos outros hoje na ordem do dia nas nossas escolas.

    Como podemos pedir alteração dos resultados a este e outros níveis se as condições de trabalho são cada vez mais precárias, se a diminuição de professores nas escolas é chocante, se as turmas são demasiado grandes para se conseguir resultados ambiciosos e realistas?

    Como se pode educar para a tecnologia, se esta está tão pouco presente no percurso académico das nossas crianças? #ecoimooc15,#ecoimooc15t1