Video 2 T3

Plagiar ou não plagiar... é uma questão que não deveria deixar duvidas: Não ao plágio.

Mas para não plagiar é necessário ter o conhecimento de em primeiro lugar :

  • O que é o plágio;
  • Como colocar fontes:
  • Como usar a ideia de outro autor;
  • Como acrescentar valor à informação existente
  • O que ganho sem o o plágio

Neste sentido o texto 3 é explicíto quando refere que cabe à nova metodologia de ensino sensibilizar e ensinar ou seja educar para prevenir o que é o plágio, uma vez que muitos estudantes poderâo plagiar por desconhecimento de saber fazer, mas também por desconhecimento das consequencias que daí poderão advir.

Por conhecimento de causa (pois tenho filhos no secundário) o copy-past é ainda muito usado em trabalhos realizados.... Se estes estudantes tivessem uma educação, uma disciplina desde cedo que os ensinasse a não plagiar e a utilizar a informação disponível na Web com rigor cientifico quando entrassem no ensino superior já estariam bem mais sensibilizados e dotados de conhecimentos que lhes permitiriam tirar partido da informação disponível e produzir informação acrescida com bastante rapidez pois já teriam o dominio das técnicas de tratamento de informação, e o Copy-past à muito teria sido deixado de lado!!

 

 

Comentários

  • Conceição_Grade há 1655 dias

    #ecoimooc15,#ecoimooc t1-Este texto é muito ilucidativo das questões relacionadas com o plagio.É também verdade que os alunos do secundario,estão pouco consciencializados do que é o plagio,E prevaricam,porque não são penalizados por tal.