Comentário ao Vídeo 2 e ao texto 3, Plágio.

Por conceicaodurao há 1625 dias

O Vídeo 2 conta uma história que foca as desvantagens do plágio. Neste campo, ainda não presenciei nenhum caso. No entanto, tem sido uma preocupação minha, ensinar aos meus alunos os procedimentos adequados de forma a não plagiarem, evidenciando as desvantagens nesta prática.

Agora uma questão que gostaria de tentar responder e que se evidenciou durante a leitura do texto 3: - Considera que os professores devem efetuar uma introspeção sobre as suas práticas relativamente às questões de plágio, focando-se no tipo de ensino que adotam: práticas de transmissão de conteúdos ou de transformação de conteúdos?

De facto os professores, em especial nos níveis de escolaridade mais baixos, 2º e 3º ciclos, na generalidade, não se preocupam muito com estas questões, não exigindo nem ensinando os procedimentos adequados e necessários na elaboração de trabalhos escritos. O mesmo acontece relativamente aos materiais de trabalho que eles próprios constroiem, muitas das vezes sem citações e/ou referências bibliográficas.

Sem querer ferir suscetibilidades, saliento que esta é a minha opinião, baseada na observação direta e constatação pessoal nas  escolas por onde passei, uns professores talvez por "esquecimento" sobre os procedimentos adequados e outros por "falta de tempo" para produzirem documentos devidamente citados e referenciados.

Contudo, penso que nada poderá servir de desculpa e, para o professor possa exigir, também terá de as utilizar nos seus trabalhos/ materiais, servindo de modelo aos seus alunos, permitindo deste modo que estes adquiram os conhecimentos e competências que lhes facultem a apropriação crítica de valores.

A educação é assim primordial e a chave para minimizar esta problemática, devendo por isso os professores efetuar uma introspeção sobre as suas práticas relativamente às questões de plágio, explicando-lhes que não devem plagiar e que devem atribuir sempre a autoria nos trabalhos.

Quais deverão ser então as melhores práticas de transmissão de conteúdos ou de transformação de conteúdos?