As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem

Uma dessas novas tecnologias é a relacionada a aplicação de games na educação. Com a criação e aumento dos jogos nossas crianças estão acostumadas a serem desafiadas, assim se o professor consegue simular este ambiente com a sua matéria ele tem chances de sucesso.

 

- aprendizagem experimental (você faz, você aprende): participação ativa com decisões que tem conseqüências. Típico de jogos imersivos; - aprendizagem baseada no questionamento e feedback (o que acontece quando eu faço isto?): exploração em jogos; - autenticidade (quanto mais a situação de aprendizagem for realista, mais facilmente os aprendizes transferem a informação para a vida real): mundos virtuais; - eficácia própria (se você acredita que você pode fazer, você aumenta suas chances de sucesso): recompensas e níveis nos games; - cooperação (aprendizagem em time) – estudos mostram que a aprendizagem cooperativa apresenta resultados 50% superiores sobre a aprendizagem individual ou competitiva: jogos massivamente multiusuário – MMOGs. (MAYO, 2005 apud RIBEIRO, 2006)