Plágio

Bom dia

um pouco a trasad mas cá estou.

Gostaria de chamar a atenção sobre o que se passa nas escolas, principalmente, apartir do 2º ciclo.

Os alunos habituam-se a recorrer à web para ir buscar trabalhos que necessite de fazer. O copy past desses trabalhos é de facto preocupante. Mas mais preocupante é que os trabalhos são lidos na diagonal e os professores por norma deixam ficar.

O nosso (des)governo é o único culpado. Pois cada vez mais os professores têm mais horas de trabalho, o preparar uma aula, a correção dos "TPS", muitas vezes feito em casa à noite, leva a que a situação se torne cada vez mais preocupante. 

Deverão ser os professores a verem e corrigirem este tipo de situações, para que não evolua, nos anos escolares seguintes. Mas não só os professores, os pais muitas vezes são coniventes nestas situações.

Se os pais tiverem atenção aos trabalhos dos filhos,  poderam perceber se existe plágio ou não. É fácil de ver, uma vez que os miúdos (e graúdos), ao copiarem nem se quer se dão ao trabalho de corrir as frases e até nem símbolos de mudança de páginas.

Tem que ser a comunidade a ajudar a que estas situações não aconteçam e ensinar que as crianças, adolescentes, a desevolver as suas próprias ideias.

Sandr@ Melro

Comentários

  • Vasco Dias há 1647 dias

    Olá Sandra.

    Obviamente concordo ao dizer que a responsabilidade terá de ser de toda a sociedade, é uma questão de cidadania. No entanto, sabemos que nos nossos dias a sociedade tende a atirar toda a responsabilidade para a escola e por isso, parece-me que uma vez mais temos de conseguir dar uma resposta a esta problemática.

    Parece-me que a temática da pesquisa (onde e como pesquisar e saber analisar essa informação) assim como a do plágio poderão/deverão ser alvo de trabalho desde o 1.º ciclo, nomeadamente da área de Estudo do Meio...penso que só com um trabalho inicial forte se poderá reverter esta situação.

  • Sandra Melro há 1647 dias

    Vasco

    sem dúvida. E como diz o velho ditado "de pequenino se torce o pepino"

    Laughing

  • Ana Toscano há 1647 dias

    É isso mesmo Sandra :D

    Partilho a mesma visão. Julgo que devemos atuar na camada mais jovem e desta forma conseguiremos chegar às outras camadas, como foi o caso de outras ações de sensibilização (ex: separação de lixo - ecopontos).

    #ecoimooc15t1